27 AutoData | Fevereiro 2025 outras marcas do grupo, como Oldsmobile, Buick, Pontiac, Cadillac e até da alemã Opel, nenhuma delas teve tanta aderência ao mercado brasileiro quanto a Chevrolet – que, inclusive, emprestou no País sua gravata a muitos modelos que não eram seus em outros países, principalmente da Opel a partir do fim dos anos 1960. Em um século a GM produziu quase 20 milhões de unidades de aproximadamente cem modelos, número que salta para mais de quinhentos quando são consideradas as variantes de carroceria e atualizações. Muitos marcaram época e viraram ícones no mercado brasileiro – como se fossem os atores principais de um campeão de audiência. Uma das estratégias adotadas pela companhia foi de mudar anualmente o design e a tecnologia dos veículos com o objetivo de atrair públicos diversos. FOCO INICIAL NOS COMERCIAIS O marco zero da GM em seu primeiro endereço, naquele galpão alugado, foi um furgão leve, com motor de 25 cv e capacidade de carga de 500 kg. Em 1927 surgia o Capitol, apelidado de Cabeça de Cavalo por causa do capô elevado. Suas linhas foram criadas por Harley Earl, considerado, então, o designer mais influente da indústria automotiva. Estes modelos deram início ao plano da fabricante mais focado em veículos comerciais de carga e passageiros para atender à grande demanda por transporte que o País já tinha na época. Em sua nova fábrica, inaugurada em 1930 em São Caetano do Sul, SP, a GM produziu, a partir de 1934, seu primeiro ônibus com carroceria de madeira. Montado sobre chassis Chevrolet e GMC o veículo circulou nos anos 1930 e 1940 como alternativa aos bondes elétricos. Só oito anos depois a empresa fabricou a primeira carroceria totalmente metálica, usada no ônibus Transaço, montado sobre chassi importado. Investindo na modernização da planta de São Caetano a GM inaugurou uma linha de montagem com um setor de fundição para a fabricação de matrizes de estampagem e peças de bronze e latão, o que permitiu equipar na fábrica os caminhões basculantes com caçambas de produção própria. O caminhão e ônibus COE, acrônimo de Cab Over Engine, destacava-se pela cabine posicionada acima do motor, inspirando o apelido Cara-Chata. Capitol 1927 Onibus Transaço 1951 COE 1938
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