13 AutoData | Fevereiro 2025 nosso compromisso com o País quando anunciamos, no ano passado, novo plano de investimento de R$ 7 bilhões que hoje está sendo executados por um exército de pessoas aqui. Em 2019 a matriz mundial da GM cobrou da subsidiária brasileira o fim dos prejuízos que vinham sendo acumulados. A companhia conseguiu superar as perdas? Conseguimos. Eu quero agradecer aqui aos meus colegas que com tremenda ambidestria administraram a empresa com um olho no curto prazo, com disciplina, mas também com outro olho no longo prazo, investindo em tecnologia, em novos serviços para os consumidores, o que trouxe crescimento com novos negócios que estão vindo. Um exemplo: a criação do canal de veículos seminovos Chevrolet, que reúne todo o estoque das concessionárias nas melhores condições, com oferta de financiamentos, seguros e manutenção. Anunciamos também a conexão digital com oficinas [independentes] para que elas comprem peças necessárias na nossa rede e possam resolver problemas mais complexos com a consultoria das concessionárias. Em 2024 a GM foi uma das poucas fabricantes que registrou queda de vendas no Brasil, de 4%. A que se deveu o resultado negativo e como a empresa espera voltar a crescer? A participação de mercado pode se converter em uma métrica de vaidade e não do resultado de um bom trabalho. Nesse sentido cito outras estatísticas. No mundo inteiro onde a Chevrolet está presente é no Brasil que temos a melhor medição de satisfação do consumidor. Também pouco melhor preparados para outras aventuras no mundo. Apenas dezessete anos depois da fundação da General Motors nos Estados Unidos a corporação inaugurou no Brasil sua segunda subsidiária no Exterior, já com linhas de montagem própria e planos de construir uma fábrica. Passados cem anos qual é hoje a importância da GM Brasil para a empresa global? É diversa. Primeiro, temos um negócio muito bom aqui, autossustentável, que gera os seus próprios recursos para investir no futuro. Temos aqui uma rede fortíssima de concessionários, que fez da Chevrolet uma marca querida pelos brasileiros. Também contamos com uma rede de fornecedores com quem trabalhamos juntos nos bons e maus momentos, com muita engenhosidade. Além de tudo ainda exportamos para diversas áreas da corporação no mundo. Por estas tantas razões reafirmamos o “ O Brasil é uma tremenda escola, não só nas áreas administrativas mas, também, na engenharia. Temos brasileiros ocupando cargos de destaque nos nossos centros de engenharia na China, na Coréia e nos Estados Unidos, numa importante demonstração do talento que o País produz.”
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=