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128 » FIM DE PAPO Fevereiro 2025 | AutoData 3,8% 26% 9,7 milhões US$ 55,9 bi IBC-BR de 17 de fevereiro, prévia do crescimento do PIB brasileiro em 2024 projetado pelo Banco Central, ou 1 ponto porcentual acima do índice apresentado um ano antes, de 2,7%. O PIB oficial, calculado pelo IBGE, será divulgado em 7 de março. Com 10,4 mil unidades e alta de 30,7% sobre janeiro de 2024, esta foi a participação da China no total das vendas de veículos importados no Brasil no primeiro mês de 2025. Da Argentina vieram 19,3 mil carros, ou 49% das importações. Veículos importados pelos Estados Unidos em 2024, ou 60% do mercado de 16 milhões. México é o maior exportador, com 2,3 milhões de unidades, seguido da Coréia, com 1,3 milhão, Japão, 1 milhão, União Europeia, 821 mil, e Canadá, 717 mil. Faturamento da Bosch em 2024, que sustenta o grupo na posição de maior fornecedor mundial de sistemas e componentes para fabricantes de veículos, significativamente à frente do segundo colocado, a ZF, que faturou US$ 44 bilhões. “A guerra comercial mais estúpida da história.” Editorial do Wall Street Journal em 2 de fevereiro, criticando as medidas tarifárias do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs sobretaxação a produtos importados de diversos países. O jornal argumenta que as tarifas não apenas prejudicam setores cruciais da economia dos EUA, como automóveis e agricultura, mas também corroem a credibilidade internacional do país. ..................................................................................................................................................................................................................... “O presidente Trump falou muito sobre tornar nossa indústria automotiva mais forte, trazendo mais produção para cá, mais inovação para os Estados Unidos. Se esta administração de fato conseguir isto, seria, eu acho, uma das realizações mais marcantes. Mas até agora o que estamos vendo é muito custo e muito caos.” Jim Farley, CEO mundial da Ford, em uma conferência da indústria de tecnologia, no início de fevereiro, ao comentar as medidas de sobretaxação a produtos do México e do Canadá que a administração Trump ameaça adotar. ..................................................................................................................................................................................................................... “Eu não me importo. Na verdade esses países não podem realmente nos retaliar.” Donald Trump em resposta a jornalistas sobre as possíveis retaliações a produtos dos Estados Unidos após a adoção de tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio. ..................................................................................................................................................................................................................... “A lua-de-mel foi curta e já acabou, não há dinheiro.” Relato ao consultor Michael Dunne de um concessionário da BYD em São Paulo, no início de 2025, sobre a política comercial da fabricante chinesa de nomear muitas concessionárias em uma mesma região, reduzindo o lucro da rede. ..................................................................................................................................................................................................................... “A transição energética [da indústria de veículos] foi muitíssimo mal preparada pela União Europeia, colocou o setor num beco sem saída. Foi [uma reação] emocional, pouco madura e não estratégica à fraude que aconteceu em 2015 com as emissões dos veículos diesel do Grupo Volkswagen.” Carlos Tavares, que deixou o posto de CEO da Stellantis em dezembro, em entrevista concedida à CNN de Portugal, no fim de janeiro, criticando a decisão da União Europeia de forçar a eletrificação dos veículos com o banimento de modelos a combustão, a partir de 2035.

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