123 AutoData | Fevereiro 2025 Automec terá 1,5 mil marcas Sindipeças projeta alta de 4% no faturamento do setor em 2025 Frasle Mobility inaugura laboratório em Sorocaba ArcelorMittal produz peças de suspensão com aço reciclado e energia renovável Segundo a empresa organizadora RX a décima- -sexta edição da Automec, maior feira do mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, contará com 1,5 mil marcas em exposição no São Paulo Expo, de 22 a 26 de abril. E setecentas delas são estrangeiras, da China, Coreia, Japão, Índia, Turquia, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Polônia. Além dos estandes com os lançamentos das empresas os visitantes terão acesso à Arena de Conteúdo, espaço dedicado a palestras e painéis de debate. O Sindipeças, entidade que reúne fornecedores da cadeia automotiva nacional, projeta alta de 4% no faturamento das empresas de autopeças em 2025, para R$ 272 bilhões, contra R$ 261,5 bilhões em 2024. Os investimentos totais aguardados para este ano somam R$ 6,6 bilhões, aumento de 3,1%. A balança comercial deverá, por mais um ano, encerrar no vermelho, como vem ocorrendo desde 2019: o Sindipeças espera déficit de US$ 11,5 bilhões, com importações de US$ 19,5 bilhões e exportações de US$ 8 bilhões. Em 2024 o saldo negativo foi de US$ 13 bilhões. A Frasle Mobility inaugurou nova estrutura de engenharia avançada e desenvolvimento de materiais de fricção para freios em Sorocaba, SP. Trata-se do um braço paulista do Movetech, centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa sediado em Caxias do Sul, RS. O objetivo com a extensão do centro de engenharia Movetech, que trabalha integrado ao CTR, Centro Tecnológico Randon, é otimizar a logística de desenvolvimento de tecnologias e soluções para materiais de fricção, pois a nova localização fica próxima de clientes e fornecedores. O novo espaço tem equipamentos para controle de matérias-primas, acompanhamento e validação de produtos, processo de aprovação de peças de produção junto a clientes e fornecedores e análise de produtos em desenvolvimento pelas marcas da empresa. A ArcelorMittal em sua usina de Barra Mansa, RJ, desenvolveu a fabricação de barras utilizadas em feixes de mola para suspensão de veículos pesados com aço reciclado e energia 100% renovável, o que reduz em pelo menos 60% as emissões de CO2 no processo, segundo a siderúrgica. O componente foi desenvolvido em parceria com a AESA, fabricante da suspensão, que também busca reduzir as suas emissões e já fornece sucata de componentes usados para a produção de novos. A iniciativa é parte do programa global XCarb da ArcelorMittal, que visa reunir esforços para reduzir e neutralizar os lançamentos de gases de efeito estufa na cadeia do aço. A fonte de calor utilizada é a queima de biometano, produzido a partir da vinhaça, subproduto de usinas de etanol e açúcar. Divulgação/Frasle Mobility Divulgação/ArcelorMittal
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