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122 Fevereiro 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Scania usa só biometano na fábrica de São Bernardo do Campo Produção brasileira de etanol bate recorde em 2024 Vibra usa HVO em caminhões no aeroporto de Guarulhos Centro Tecnológico Randon usa biodiesel avançado em testes Conforme anunciado em 2022, a Scania adotou o biometano, em substituição ao gás natural, para todas as suas operações na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Com a troca, segundo a fabricante, deixarão de ser de emitidos 250 toneladas de CO2 por mês, totalizando 2 mil 750 toneladas em 2025 e 3 mil toneladas a partir de 2026. O biometano já é usado em várias áreas, como estufas de pintura das cabines e os equipamentos dos refeitórios. Os veículos industriais usados internamente, como empilhadeiras, também são abastecidos com o biocombustível, assim como os veículos a gás produzidos pela própria Scania, que terão o primeiro abastecimento realizado com o gás verde. A produção brasileira de etanol chegou a 36,8 bilhões de litros em 2024, alta de 4,4% sobre 2023 e o maior volume já produzido no País, de acordo com a Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, que divulgou dados do setor no fim de janeiro. Os números mantêm o Brasil como segundo maior produtor de etanol no mundo depois dos Estados Unidos. Do total destilado no ano passado 7,7 bilhões de litros foram produzidos a partir do milho, volume 32,8% superior ao de 2023. Segundo a Unica a paridade de preço do etanol com relação à gasolina comum foi de 65,3% em 2024, a melhor competitividade desde 2010. Os caminhões da BR Aviation, unidade de abastecimento de aeronaves da distribuidora Vibra que operam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, começaram a rodar no fim de 2023 com mistura de 10% de diesel renovável HVO, óleo vegetal hidrogenado que substitui o combustível fóssil com as mesmas qualidades. Há dois anos a frota da BR Aviation no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, RJ, já utiliza esta mistura. A adição de HVO se soma aos 14% de biodiesel obrigatórios pela legislação brasileira, aumentando para 24% a proporção de biocombustíveis no diesel mineral. Os planos da Vibra são, no futuro, ampliar o porcentual do diesel verde e ampliar as operações para potencializar a redução das emissões de CO2, que pode chegar a 90% com o uso do HVO. O CTR, Centro Tecnológico Randon, fechou parceria com a Be8 para usar o novo biodiesel BeVant no lugar do diesel durante os testes realizados nas pistas do campo de provas em Farroupilha, RS, caso o cliente deseje. Com adoção de aditivos em sua composição, o BeVant pode substituir em 100% o combustível fóssil sem necessidade de adaptações do motor diesel, segundo a Be8. Por isto é uma solução rápida e mais barata que o HVO para reduzir emissões de gases poluentes e CO2. O BeVant é produzido em Passo Fundo, RS, e já foi avaliado em máquinas agrícolas e de construção, caminhões e geradores estacionários. Freepik Divulgação/Vibra

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