110 Fevereiro 2025 | AutoData ENGENHARIA » FORD do áreas de conhecimento nos setores automotivo, aeroespacial, energia eólica, mecânico e farmacêutico. O Cimatec Park está instalado em uma área de 4 milhões de metros quadrados, dos quais em torno de 10% estão ocupados por prédios, em um terreno localizado no Polo Industrial de Camaçari. Completa a estrutura já conhecida do Senai Cimatec sua instalação na Capital baiana, Salvador, equipada com dinamômetros e outros laboratórios, que até são usados por outras montadoras. Apenas uma pequena fração do que está projetado para o complexo já foi construída. Em meio aos prédios já de pé avista-se o canteiro de obras da expansão que ficará pronta até o início do ano que vem. O novo prédio da Ford faz parte do projeto. ESTRUTURA DA FORD NO CIMATEC O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford opera no Cimatec Park desde 2002 e é um dos nove mantidos pela companhia no mundo. Ali, especialmente, são desenvolvidos softwares e soluções para motores a combustão. Os 1,5 mil profissionais no Brasil dedicam 85% do tempo a projetos globais. “A atual estrutura ficou pequena para a Ford e, então, parte dos engenheiros trabalha boa parte do tempo remoto, eles levam o laboratório para casa”, conta Machado, destacando que muitas das soluções que permitem o trabalho remoto foram desenvolvidas pelos próprios funcionários do Centro: “É conveniente para eles trabalharem em casa e para nós também, porque hoje falta espaço”. Mas a ideia é juntar todo mundo no espaço: no início de 2026 a Ford espera inaugurar o novo prédio com espaço para 1 mil pessoas, incluindo escritórios, laboratórios de desenvolvimento, área de treinamento e auditório. A reportagem de AutoData visitou as instalações de Camaçari, onde além do desenvolvimento de softwares e powertrains está instalado um curioso espaço de desmontagem de veículos: as peças são retiradas, uma a uma, de modelos Ford e da concorrência, catalogadas e analisadas. O desafio passa a ser encontrar soluções para redução de peso e materiais alternativos para substituir os componentes em novas fases dos projetos. Machado espera que, com o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, para o qual a Ford já se habilitou a receber incentivos, mais projetos globais possam chegar ao Brasil, que poderá oferecer custos melhores para o desenvolvimento com os benefícios previstos na política industrial: “Nossa intenção é gerar mais empregos aqui. Com o abatimento de imposto previsto no Mover conseguimos ser mais competitivos, ganhar projetos e crescer”. Engenheiros da Ford em Camaçari utilizam ferramentas virtuais: especialidade em desenvolver softwares e motores. Com mais de 1,5 mil profissionais dedicados a projetos globais da Ford, centro de desenvolvimento na Bahia já ficou pequeno
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