105 AutoData | Fevereiro 2025 ção – tem capacidade de produzir mais de 30 milhões de veículos/ano, consome algo como dois terços deste volume e exportou mais de 6 milhões em 2024. Europa e Estados Unidos já adotaram pesadas sobretaxações sobre os produtos chineses e o dirigente já propôs que o governo brasileiro faça o mesmo. “Vemos velocidade muito grande de importações porque o Brasil não adota proteção, ao contrário do que estão fazendo outros países. As alíquotas [sobre elétricos e híbridos] estão muito baixas e causam desequilíbrio, por isto todo o excesso de produção está vindo para cá”, afirma Lima Leite. “Não podemos aceitar esses volumes de importados que prejudicam nossa competitividade e ampliam o déficit fiscal do País, pois já geram uma renúncia fiscal de R$ 6 bilhões, valor que poderia ser utilizado para gerar mais empregos e desenvolvimento.” O presidente da Anfavea, no entanto, não esclarece como foi feita esta conta, que é difícil de fechar, tendo em vista que o volume vendido será menor se o imposto de importação for aumentado e os preços subirem, o que reduz a arrecadação. Exportações seguem paradas Em milhares de veículos | *Projeção Anfavea Exportação Participação produção (%) 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25* 23,3 22,5 16,2 17,2 26,6 18,6 13,0 23,7 30,7 12,0 15,2 28,0 26,4 14,9 10,6 21,8 14,7 16,1 16,7 20,3 17,4 15,6 15,6 Fonte: Anfavea 392,8 565,6 724,2 634,5 634,5 568,6 368,0 502,7 553,3 443,1 565,1 334,2 516,6 766,1 629,0 433,5 324,3 376,4 481,0 403,9 398,5 428,0* 417,3
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