101 AutoData | Fevereiro 2025 cresceu 93,5%, com 60,9 mil unidades e ganho de 1 ponto porcentual de market share, que subiu para 2,4%, garantindo o décimo-primeiro lugar no ranking, com impulso das vendas de versões mais baratas dos SUVs Tiggo 5X e 7. Já a GWM subiu três degraus no ranking de 2023 para 2024, terminando o ano na décima-quinta posição dentre as mais vendidas, mas com vistoso crescimento de 154,5% sobre o ano anterior. Aproveitando-se da redução do imposto de importação sobre modelos eletrificados vende atualmente apenas dois modelos importados da China, o elétrico Ora 03 e o híbrido mais vendido do País, o Haval H6 – que deverá ter sua montagem iniciada em Iracemápolis, SP, no segundo semestre. O SUV foi responsável por 78,4% das 29,2 mil vendas da GWM, que assim garantiu seu lugar ao sol no mercado brasileiro, com participação de 1,2%. Depois de fechar suas fábricas no País, em 2021, a Ford embalou ritmo de crescimento com modelos importados e fechou 2024 com vistosa expansão de 68,3% nas vendas, que somaram 48,3 mil unidades, 66% só da Ranger produzida na Argentina, que foi a quinta picape mais vendida no Brasil no ano passado e ajudou a marca a subir um degrau no ranking, para o décimo-segundo, com participação de 1,9%. Pelo lado dos desempenhos negativos chamam a atenção os resultados das marcas francesas do Grupo Stellantis, Peugeot e Citroën, que após a fusão da PSA com a FCA, em 2021, ensaiaram recuperação no mercado mas perderam força em 2024. A Citroën, mesmo após lançar três novos carros com os preços competitivos em seus segmentos, desceu duas posições para o décimo-terceiro lugar, com 33,9 mil vedas e pequeno crescimento de quase 5% sobre 2023, inferior à média do mercado. Já a Peugeot, com produtos mais caros, mesmo após lançar a nova geração do SUV 2008 caiu do décimo para o décimo- -sexto lugar no ranking e foi a marca que apresentou o desempenho mais sofrível, com 28 mil vendas, queda de quase 20% em comparação com o ano anterior. Outra marca da Stellantis, a Ram foi bem melhor e confirmou seu rápido crescimento após o lançamento, no fim de 2023, de sua primeira picape projetada e produzida no Brasil, em Goiana, PE, a Rampage, que respondeu por 80% das 29,5 mil vendas, um robusto incremento de 74% ante 2023. Embora tenha crescido acima da média do mercado em 2024, 18,8%, com 22,2 mil veículos vendidos, a maioria produzida pela HPE em Catalão, GO, a Mitsubishi seguiu perdendo posições no ranking, desceu mais três degraus no ano passado, figurando na décima-sétima posição. Dolphin Mini, o BYD mais barato, ajudou a chinesa a multiplicar vendas de carros elétricos no Brasil Divulgação/BYD
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