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100 Fevereiro 2025 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS LEVES Honda e Nissan, que negociam uma fusão global, já estão bem próximas no mercado brasileiro. As duas trocaram de lugar no ranking em 2024, mas ambas tiveram bom desempenho, acima da média do mercado. A Honda ganhou força com seus produtos e subiu de nono para o oitavo lugar, especialmente por causa dos modelos fabricados em Itirapina, SP – a linha City, hatch e sedã, e o HR-V –, que passaram por renovações e foram responsáveis por 98% das suas 91,4 mil vendas em 2024, em crescimento de expressivos 26,9% sobre 2023. O HR-V, décimo-sétimo veículo mais vendido do País, sozinho, foi responsável por 55% do volume. O novo WR-V, com produção nacional programada para o segundo semestre, promete impulsionar mais as vendas da Honda em 2025. Já a Nissan, com apenas um produto fabricado em Resende, RJ, o Kicks, e em fase de lançamento da sua nova geração, desceu para a nona posição do ranking mas registrou crescimento das vendas de 20,5%, acima da média do ano. O Kicks representou 69% das 87,4 mil vendas da marca em 2024. O FENÔMENO BYD Com política comercial agressiva e mais de uma dúzia de veículos importados da China à venda no Brasil, todos plug-in elétricos e híbridos, a BYD foi o grande fator de disrupção do mercado em 2024. Aproveitando-se da redução de imposto de importação para modelos eletrificados lançou carros com preços mais acessíveis e em apenas dois anos decolou como foguete. No ano passado, com 76,8 mil emplacamentos – 10 mil só em dezembro –, a BYD bateu recorde de crescimento: 328% em comparação com 2023. Assim entrou para a lista das dez marcas de veículos mais vendidas do País, na décima posição, com participação de 3%, ganho de 2,3 pontos sobre o ano anterior. A BYD é a grande responsável pela expansão das vendas de carros chineses no Brasil, em 2024 foi responsável por 64% das 120,3 mil unidades da China vendidas no País. E igualmente a marca é a maior vendedora de modelos eletrificados plug- -in no mercado brasileiro, dominando 63% das vendas: um a cada quatro híbridos plug-in e sete a cada dez elétricos vendidos são da BYD. O ritmo forte deve continuar pelos próximos meses, pois a empresa investiu R$ 10 bilhões para formar estoques antes do aumento do imposto de importação, em julho de 2024, e vem oferecendo descontos de mais de R$ 20 mil em alguns modelos para pronta-entrega. Hoje ainda deve ter mais de 40 mil unidades estacionadas prontas para encontrar um dono no Brasil. E para 2025, ainda no primeiro trimestre, está previsto o início da montagem nacional, em Camaçari, BA, de kits importados dos carros mais vendidos da BYD no País, o elétrico Dolphin Mini e o híbrido plug-in Song Pro. DESTAQUES FORA DA TABELA Também chamam a atenção, para o bem e para o mal, alguns desempenhos de marcas que ficaram de fora da tabela das dez mais vendidas de 2024, dividindo apenas 13% do mercado brasileiro. Olhando para os maiores crescimentos do ano nesta faixa outras duas marcas chinesas, Chery e GWM, tiveram os desempenho mais notáveis. A Caoa Chery, com seus carros montados pelo Grupo Caoa em Anápolis, GO, O novo Hyundai Creta: carro mais vendido no varejo em 2024. Divulgação/Hyundai

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