10 FROM THE TOP/GM BRASIL 100 ANOS » SANTIAGO CHAMORRO, GMSA Fevereiro 2025 | AutoData Comandante do centenário O presidente da General Motors South America está no lugar certo na hora certa. O colombiano Santiago Chamorro está em sua terceira passagem pela GM no Brasil, onde passou cerca de metade de sua carreira de trinta anos na companhia. Voltou mais recentemente em 2021 e, como diz, tem “a honra, a fortuna, a felicidade” de estar no País justamente quando a companhia completa 100 anos aqui. Na condição de comandante do centenário Chamorro teve a missão de estancar prejuízos e garantir a relevância e a continuação da operação no Brasil – e executou a tarefa sem fechar nenhuma das cinco fábricas que a companhia já abriu no País, incluindo a mais antiga delas, funcionando em São Caetano do Sul desde 1930. Também foi retomado o protagonismo do centro de desenvolvimento – um dos quatro do grupo no mundo – e está em pleno funcionamento o Campo de Provas da Cruz Alta, o maior do Hemisfério Sul. Mais ainda, coube a Chamorro encerrar o ciclo de investimento de R$ 10 bilhões, de 2019 a 2024, e anunciar o próximo, de R$ 7 bilhões, para modernização das fábricas e desenvolvimento de novos produtos, incluindo os dois primeiros híbridos flex da GM. A cereja do bolo de aniversário do centenário, no fim de janeiro, foi anunciar que mais recursos estão a caminho em breve, garantindo que a GM Brasil tem futuro e continua tão relevante para a companhia quanto foi há cem anos. Nesta entrevista Chamorro conta como viu a evolução da empresa e como trabalha para escrever os novos capítulos desta história. Quais grandes marcos o senhor destaca na história de 100 anos da GM no Brasil? A General Motors é hoje a montadora mais longeva no País, o que nos enche de orgulho e satisfação, e reafirma o nosso compromisso com o consumidor brasileiro. Fundou-se aqui no Brasil a segunda subsidiária da GM fora dos Estados Unidos, logo depois do Canadá, o que demonstra a incrível visão dos nossos fundadores de vir rapidamente estabelecer aqui uma das primeiras operações internacionais da empresa. Em 1930 começou a operação em São Caetano do Sul [SP], onde eu estou agora, a primeira fábrica brasileira de montagem de veículos da GM, em atividade até hoje. Já em 1957 comemoramos a integração de conteúdo fabricado localmente nos nossos processos, tornando-se uma verdadeira fabricante. No ano seguinte inauguramos São José dos Campos [SP], onde hoje fazemos as nossas picapes S10 que ajudam o agribusiness brasileiro. Em 1968 produzimos o primeiro Opala, um modelo icônico, carrão, que até hoje faz as delícias dos colecionadores do País – eu, um deles. E na história mais recente, em 2012, veio o Onix, que trouxe ótimos resultados. Nos dias atuais comemoramos a incorporação dos primeiros veículos elétricos com a última tecnologia de Entrevista a Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista
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