76 » FIM DE PAPO Dezembro 2024 | AutoData “ Os Estados Unidos bloqueiam o caminho [dos nossos investimentos]. A Tesla tem investimento alto em Xangai, a General Motors tem investimentos em Xangai. O governo chinês quer que eles saiam? Ao contrário: deram muito incentivo e apoio. A Tesla é muito popular na China porque o governo tem atitude diferente dos americanos para o investimento estrangeiro.” Parker Shi, presidente da GWM International, em conversa com jornalistas em recente visita ao Brasil, para justificar porque a fabricante chinesa descarta planos de entrar no mercado dos Estados Unidos. “Não poderia ser pior.” Jeff Laethem, concessionário da Stellantis em Detroit, Estados Unidos, em comentário à Automotive News sobre o relacionamento com a fabricante sob a direção do CEO Carlos Tavares, que deixou a empresa no início de dezembro, acusado por concessionários de inflar estoques com carros de difícil negociação. “ Quando você está enfrentando uma tempestade tem de guiar o barco de acordo com as ondas. Você não pode ter uma discussão sobre a melhor maneira de enfrentá-las.” Carlos Tavares ao jornal português Expresso, duas semanas após sua demissão como CEO global da Stellantis, usando a analogia para expressar quais foram as divergências com o conselho de administração da empresa que resultaram em sua saída. “ 2024 é um ano histórico a ser celebrado, com o maior crescimento do mercado [de veículos] desde 2007 e a maior expansão registrada [de 15% sobre 2023] dentre os dez maiores mercados globais.” Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, ao divulgar os resultados finais da indústria fabricante de veículos no Brasil em 2024, em 12 de dezembro. “ Esperávamos que os financiamentos voltariam a representar 70% das vendas e que o mercado voltaria ao nível de 3 milhões de veículos vendidos em 2025. Mas com o aumento dos juros da taxa Selic precisamos mudar as nossas projeções.” Márcio de Lima Leite na mesma ocasião em que divulgou os resultados da indústria em 2024 e as projeções para 2025. 3,5% Nova expectativa de crescimento do PIB brasileiro em 2024, após divulgação, em dezembro, da expansão de 0,9% no terceiro trimestre sobre o período anterior. No início deste ano a maioria dos economistas projetava avanço de apenas 1,5%. 32% Crescimento do mercado de veículos no segundo semestre de 2024 em relação ao primeiro, mais que o dobro da expansão registrada de 15% no ano todo sobre o ano anterior, com o emplacamento de 2 milhões 654 mil unidades. 2,8 milhões Projeção de vendas de veículos em 2025, divulgada pela Anfavea em 12 dezembro, o que representará crescimento de 5,6% sobre a estimativa de fechamento de emplacamentos em 2024. 2,75 milhões Expectativa da Anfavea para a produção total de veículos no Brasil em 2025, crescimento de 6,8% em relação a 2024, que a entidade estima fechar com a fabricação de 2 milhões 574 mil unidades.
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