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71 AutoData | Dezembro 2024 Frasle inaugura Caldeira Verde abastecida com biomassa GAC investe em P&D no Brasil e planeja fábrica XBRI produzirá pneus no Brasil Sada transforma caminhões diesel para consumir gás A Frasle Mobility inaugurou em dezembro a Caldeira Verde, fruto de investimento de R$ 17 milhões que reduz em 60% sua emissão anual de CO2, equivalente a 9,3 mil toneladas por ano. O complexo industrial da Frasle em Caxias do Sul, RS, passou a alimentar alguns de seus processos que precisam de calor – como a prensagem a quente de pastilhas e lonas de freios – com vapor gerado 24 horas por dia pela caldeira que, no lugar de gás natural fóssil, consome quatro carretas por dia de cavacos de madeira, rejeitos originados de reciclagem e reflorestamento. Com a substituição, além de pagar mais barato pela biomassa do que o gás, a Frasle desfossiliza as emissões da caldeira, pois 92% do CO2 gerado, do tipo biogênico, é reabsorvido pelas próprias plantações de árvores. Após anunciar, em junho ao vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, investimento de US$ 1 bilhão para produzir no Brasil motores e veículos a combustão, híbridos e elétricos, a chinesa GAC informa que destinará R$ 120 milhões para pesquisa e desenvolvimento no País. Já foram fechados acordos de cooperação técnica com universidades brasileiras para o desenvolvimento de sistemas de propulsão híbridos flex. A empresa não começou a vender carros no mercado brasileiro, mas deve começar em 2025 a importação dos modelos Aion S, Aion Y e Aion GT. Depois o plano é fabricar localmente em local ainda a ser definido. A XBRI Pneus decidiu instalar uma fábrica no Brasil, após duas décadas como importadora e distribuidora de produtos fabricados sob encomenda em países asiáticos, como China, Vietnã, Tailândia e Camboja. A companhia já adquiriu terreno de cerca de 400 hectares, em localização que ainda não pode ser divulgada por causa de negociações de benefícios fiscais. É aguardado para março o início das obras e até o fim de 2026 começam os testes de produção, para em 2027 dar partida na fabricação comercial, com capacidade anual de 12 milhões de pneus de passeio e de 2,5 milhões de carga. Os investimentos poderão superar R$ 1,5 bilhão. A expectativa é contratar em torno de 2 mil funcionários. Para promover a descarbonização de sua frota o Grupo Sada optou por transformar caminhões diesel em bom estado para rodar com GNV, gás natural veicular ou biometano. Com investimento total de R$ 9,3 milhões a transportadora de carros contratou a MWM, do Grupo Tupy, para remanufaturar os sistemas motrizes, elétricos, eletroeletrônicos e de alimentação de seus veículos. Com isto a empresa inclui caminhões praticamente novos na frota e garante menor impacto ambiental no ciclo de vida do produto. Desde junho seis caminhões já começaram a rodar com gás e até o primeiro trimestre de 2025 serão 31. Divulgação/Frasle Divulgação/Grupo Sada

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