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68 Dezembro 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Hyundai exporta HB20 para a Argentina Guerra retorna à Argentina Renault volta a embarcar Kwid à Argentina BMW já produz primeiro híbrido em Araquari Após doze anos de produção em Piracicaba, SP, e de sempre estar na lista dos carros mais vendidos do Brasil, no fim de novembro o Hyundai HB20 começou a ser exportado para a Argentina, adicionando mais um mercado de destino para o modelo, que já chega à Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. De início será exportado apenas o hatch, com motor 1.6 aspirado de 123 cv, com opções de transmissão automática ou manual. Exportar o HB20 e o Creta sempre foi um desafio para a Hyundai, pois a fábrica sempre opera no limite de sua capacidade e destina a maior parte para o mercado brasileiro – 95% no caso do HB20. Mesmo assim o hatch é líder de vendas em seu segmento no Paraguai e Uruguai. A fabricante de carretas Guerra está de volta à Argentina, com estimativa de exportar cem unidades em 2025 e alcançar 750 em cinco anos. A empresa nomeou o representante Learcam, com sede em Buenos Aires e presença em todo o território argentino, que deverá consumir 8 mil reboques e semirreboques em 2024 e tem previsão para 9 mil em 2025. É um mercado parecido com o brasileiro, sustentado especialmente pelo agronegócio. Estima-se que mais de 317 mil carretas circulem no país com idade superior a trinta anos, o que demanda renovação e investimento no transporte rodoviário de cargas, que responde por mais de 90% da matriz logística argentina. A Guerra oferecerá aos transportadores argentinos modelos graneleiro, plataforma, basculante, furgão carga geral, frigorífico e sider. A versão 2025 do subcompacto Renault Kwid, produzido em São José dos Pinhais, PR, passou a ser exportada para a Argentina, retomando embarques interrompidos em 2021. A ação reforça o planejamento de ampliação da exportação da Renault a partir do Brasil. O Kwid também é produzido na Colômbia, mas para atender à demanda local e de outros países da América Latina. No início de dezembro o primeiro modelo híbrido plug-in produzido no Brasil e na América do Sul entrou no processo de manufatura em Araquari, SC: o BMW X5. O SUV marca uma nova fase da empresa no País: além do primeiro carro eletrificado a BMW anunciou este ano investimento de R$ 1,1 bilhão, de 2025 a 2028, para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir da unidade brasileira. O X5 híbrido plug-in tem motor a gasolina e um elétrico que, juntos, geram 489 cv, com câmbio automático de oito marchas. A bateria de 25,7 kWh permite rodar até 79 quilômetros apenas com tração elétrica, de acordo com as medições do Inmetro. Divulgação/Hyundai Divulgação/Renault Divulgação/BMW

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