65 AutoData | Dezembro 2024 Fábio Silva, gerente comercial de vans da fabricante no Brasil, informa que a eSprinter será oferecida em número limitados de pontos de vendas: “Preparamos catorze concessionárias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, que receberão as primeiras eSprinter ainda em 2024, pois já importamos algumas unidades. Nosso plano inicial é colocar foco no Sul e no Sudeste, que são as regiões com maior demanda”. Ronald Koning, novo presidente da companhia para o mercado brasileiro, disse que a meta global da empresa é que as vans elétricas representem 20% das vendas até 2026, porcentual que deverá aumentar para 50% até 2030: “A eSprinter faz parte da nossa rota global de eletrificação e, em 2026, teremos uma nova plataforma para vans elétricas, ainda mais sustentável e eficiente”. MERCADO ESTÁVEL A Mercedes-Benz Cars & Vans projeta estabilidade para o mercado de vans de grande porte no Brasil, com PBT superior a 3,5 toneladas, em 2025, mantendo as cerca de 33 mil unidades deste ano, de acordo com o gerente comercial de vans, Fábio Silva. Segundo ele a estabilidade vem após de um ano muito positivo do segmento: “Depois de 2022 e 2023, em que o segmento derrapou e ficou em torno de 27 mil unidades, em 2024 o mercado crescerá 17%, chegando a 33 mil vans emplacadas no Brasil”. Silva disse que 2024 foi positivo porque havia a demanda reprimida dos últimos dois anos, com os clientes precisando expandir e renovar suas frotas. A oferta de crédito, assim como as condições para financiamento de veículos, melhoraram na comparação com os anos anteriores. As campanhas comerciais mais agressivas das montadoras e algumas vendas para alguns governos estaduais também ajudaram na expansão do mercado. Com relação ao desempenho da Mercedes-Benz Cars & Vans no Brasil a expectativa é de encerrar 2024 com 30% de participação no mercado de vans de grande porte e manter este porcentual no ano que vem, chegando próximo das 10 mil unidades vendidas. O lançamento da versão elétrica da Sprinter com várias opções colabora para atingir este objetivo: “Acredito que o segmento de large vans elétricas no Brasil representará 5% das vendas em 2025, chegando a 1,5 mil unidades”, disse, sem revelar a meta da Mercedes-Benz para o segmento. A expectativa do gerente é de que a demanda pelas vans eletrificadas seja puxada, inicialmente, pelas grandes empresas e locadoras, que têm metas de redução de emissão de CO2. Com o passar dos anos a participação de veículos elétricos no segmento deverá aumentar.
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