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51 facilitando o acoplamento da carroçaria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício para fretamento. Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing do Produto de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, explica que o segredo no desenvolvimento do OF 1621 foi escutar as demandas dos clientes e ponderar as sugestões dos encarroçadores. “Esse projeto foi realizado para gerar menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto da marca”, explica. Axthelm explica que a Engenharia da marca aproveitou o motor do OF 1721, que leva quase 80 passageiros e, por isso, é superdimensionado para fretamentos, junto com o chassi do OF 1619, mais leve. “O motor OM 924 LA é amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, solução ideal para fretamento”, lembra. Carroçarias para até 48 assentos Com entreeixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. “O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Barbosa. A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entreeixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah , e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do eixo-cardã para alongamento do chassi. Assim, o OF 1621 diminui os retrabalhos

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