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30 Dezembro 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » CONGRESSO TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS 2025 palco e acrescentou que a Anfavea pedirá o retorno, também, do imposto integral aos importados em kits CKD e SKD. Em 2022 a Camex, Câmara de Comércio Exterior, reduziu as alíquotas para 18%, no caso de CKD, e para 16% para SKD, para projetos aprovados por ela. A previsão é que o imposto siga assim até 2028, mas o presidente da Anfavea deseja a retomada imediata, assim como a dos eletrificados: “É preciso pensar em uma nova regra respeitando o plano de quem está investindo no Brasil”. Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, fez coro ao pedido do retorno do imposto integral imediato para os eletrificados e CKDs, sugerindo, inclusive, mais do que os 35%: “Levamos isto ao governo, precisamos de uma recomposição imediata da alíquota de importação para 35%. Isto está em estudo na Camex. Estados Unidos, Canadá e Índia têm 100% de imposto, a China, 25% e o Brasil ainda está em 18%. Se houver uma antecipação de importação temos de antecipar a alíquota plena, até para discutirmos depois se esses 35% são suficientes”. À ESPERA DO MOVER Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-média Complexidade Tecnológica do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participou virtualmente do mesmo painel de Lima Leite e Sahad. Ela levou a visão do governo ao evento, ainda na expectativa da publicação de regulamentações do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação. Gandini fez sua análise de perspectivas baseada em desafios nos planos de trabalho para os próximos dois anos. Ela observou que alguns deles foram acirrados em 2024 com o aumento da concorrência internacional, em destaque para um avanço de veículos e autopeças importados, especialmente dos eletrificados: “Precisamos fazer mais e diferente para o futuro da indústria”. Por ser o País um importante polo industrial automotivo, a diretora do MDIC acredita que é importante avançar como difusor de tecnologia para outros mercados com veículos híbridos, sustentáveis e também na coordenação de uma maior integração produtiva regional. Nas políticas públicas o ministério está trabalhando com o setor produtivo nas decisões sobre o IPI Verde, com uma nova abordagem da tributação de veículos, não mais baseada só na cilindrada mas em todas suas características, de modo que cada veículo terá sua tributação de acordo com sua eficiência. Sobre renovação de frota, após vários projetos pilotos, Gandini anunciou que estão em reta final as negociações para o lançamento de um programa permanente Márcio Querichelli, presidente da Iveco América Latina: mercado de caminhões 5% maior em 2025. Fabricantes de motores: diesel por muito tempo.

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