13 AutoData | Dezembro 2024 bém os pontos positivos que elenquei, hoje é cedo para cravarmos um número. O ano de 2024 realmente foi de recuperação após a adaptação dos clientes à tecnologia Euro 6, aos preços da nova motorização [adotada obrigatoriamente desde o início de 2023]. Fomos beneficiados por um PIB duas vezes maior do que aquele que nós esperávamos no início deste ano. O que vende caminhão é o PIB e o PIB está vindo forte para o ano que vem. Teremos oportunidades que, mesmo considerando os desafios, nos fazem prever um ano de mais conquistas. Eu continuo otimista. A VWCO cresceu bastante fora do País, com o avanço das exportações e linhas de montagem no México, na Argentina, África do Sul e até nas Filipinas. Qual que é o estágio da evolução do plano de internacionalização? O plano é replicar nossa história de sucesso no Brasil em outros países. Utilizando a Argentina como exemplo, detectamos que todos os bons atributos de produto, rede e marca forte que temos no Brasil também tínhamos lá. O que não tínhamos era uma fábrica, então dependíamos de vários fatores, inclusive o tempo de exportação. Em maio nós lançamos uma fábrica e, em poucos meses, triplicamos a nossa participação nas vendas. Esta é uma mostra bem-sucedida do nosso plano de internacionalização. Também destaco os ótimos resultados da operação no México, onde estamos há vinte anos. A ideia é levar nosso modelo de sucesso ao Exterior, considerando produtos adequados, rede forte, avaliando a necessidade de montagem local. o agronegócio brasileiro crescendo menos do que o esperado. Mas também vemos boas oportunidades. Eu destaco a urgência da renovação de frota de caminhões no Brasil. Haverá demanda por caminhões e ônibus para seguir o crescimento normal da economia, mas existe também demanda reprimida formada por caminhões que já estão muito velhos e já deveriam ter sido substituídos por modelos zero-quilômetro. Isso nos dá a expectativa de que, mais cedo ou mais tarde, essa frota antiga vai ter de ser substituída por veículos mais novos. Depois da Fenatran deste ano, em que muitos fabricantes de caminhões já venderam parte da produção de 2025, o seu otimismo com o setor mais uma vez foi confirmado. O mercado fecha 2024 melhor do que se esperava. Como deve ser esta evolução no ano que vem e qual o desempenho esperado para a VWCO? Dadas as incertezas, os desafios e tam- “ No dia de hoje busco sempre fazer um pouco mais e melhor do que eu fiz ontem. Isso é importante para um jovem como eu era e é importante também para um veterano como sou hoje. Minha trajetória e o meu legado seguem em construção. Tenho energia e planos de sobra para os próximos anos.”
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