97 AutoData | Novembro 2024 “o setor industrial, que este ano teve desempenho acima dos demais, tende a ficar estável em 2025”. Existem outros fatores que podem beneficiar o mercado de caminhões semipesados e pesados, nos quais a Volvo opera. Para o diretor as empresas manterão o ritmo de renovação de suas frotas como medida de redução de custos com combustível e manutenção: “Além disto os transportadores buscam cada vez mais tecnologias, como as que foram introduzidas na linha 2025 dos caminhões Volvo, que trazem maior segurança, produtividade e economia de combustível”. A Volvo também não divulga números de exportação mas o executivo acredita que devem seguir a média histórica da Volvo: “Equivale a aproximadamente 15% das nossas entregas. A região hispânica da América Latina é o principal destino dos caminhões Volvo produzidos no Brasil, com destaque para Peru, Chile e Argentina, que se destacam como os maiores compradores”. BOM DESEMPENHO A SUSTENTAR Se a ideia da Volvo para 2025 é replicar o desempenho de 2024 já estamos falando de algo em torno de 22 mil caminhões vendidos, pois foram negociados 18,7 mil até outubro, que respondem por 18% de participação no mercado brasileiro, mantendo a marca como terceira mais vendida no País, mesmo participando só dos segmentos de pesados e semipesados. “ Mesmo com preços internacionais pressionados maior comercialização de grãos deverá ser registrada, havendo mais necessidade de transporte e maior procura por caminhões.” Alcides Cavalcanti, diretor executivo Volvo Caminhões A vendas, acredita Cavalcanti, terão como aliada a oferta de crédito para compra de veículos comerciais, que dificilmente passará por alterações com relação a 2024: “Na maioria das vezes os transportadores recorrem ao Finame e ao CDC, as duas modalidades mais procuradas”. Para definir suas projeções a Volvo se baseia nos números do Relatório Focus, do Banco Central. Portanto a fabricante leva em conta inflação de 4% para 2025, dólar a R$ 5,40 e taxa de juros Selic a 11,25%. O PIB, no entanto, deve sofrer desaceleração: depois de fechar 2024 com avanço na casa de mais de 3% a previsão do mercado é de recuo para 1,93% em 2025, mas ainda no campo positivo. INVESTIMENTO EM CURSO A Volvo segue com seu plano de investimento no País, dentro do ciclo atual de R$ 1,5 bilhão no período 2023-2025. Os recursos estão dedicados, principalmente, para pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, contemplando todas as áreas de negócios. Uma parte já foi utilizada para o desenvolvimento e lançamento da geração de caminhões Euro 6, em 2023, e na renovação da linha 2025, apresentada na Fenatran, em novembro, com a atualização do extrapesado FH, início das vendas no Brasil do elétrico FM Electric e lançamento do FH flex – que roda com diesel ou biodiesel em qualquer proporção –, além da plataforma de conectividade Volvo Connect. O diretor executivo vê com bons olhos o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, concebido para estimular a indústria nacional com incentivos tributários: “É uma importante ferramenta para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de veículos mais sustentáveis e energeticamente eficientes. Independentemente dos instrumentos criados pelo governo federal para ampliar as possibilidades de expansão no setor a Volvo seguirá seu programa de investimentos nessa área”.
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