95 AutoData | Novembro 2024 Seja como for Cortes avalia que a companhia está preparada para sustentar sua posição de liderança do mercado brasileiro de caminhões e a segunda colocação nas vendas de chassis de ônibus. A fabricante está no bom caminho para tanto: de janeiro a outubro deste ano já vendeu 26,3 mil caminhões, em alta de 19,3% sobre o mesmo período de 2023, com 26% de participação nas vendas totais, somando mais 4,6 mil chassis vendidos, em expansão de 16%, três vezes mais do que a média do mercado. Segundo Cortes o ponto de atenção, que pode afetar o bom desempenho esperado para o ano que vem, é o aumento dos juros iniciado este ano com elevações na Selic pelo Banco Central: “A taxa elevada ainda é um inibidor na concessão de crédito, mas acreditamos que com a estabilidade econômica, inflação controlada e PIB crescente, a oferta de crédito pode aumentar”. APOSTAS TECNOLÓGICAS Primeira fabricante a projetar e a produzir um caminhão elétrico no País – o e-Delivery, lançado comercialmente em 2021, hoje com mais de quatrocentas unidades vendidas – a VWCO segue fazendo apostas tecnológicas mais ousadas com sua engenharia nacional e pacote de investimentos de R$ 2 bilhões no período 2021-2025. “ Estamos otimistas em função da estabilidade econômica com inflação controlada e das perspectivas do agronegócio continuar aquecido, assim como os segmentos de construção civil e de entregas urbanas.” Roberto Cortes, presidente VWCO “Seguimos focando na descarbonização e no desenvolvimento de modelos extrapesados, mas também em conectividade, com veículos mais eficientes com benefício à produtividade e disponibilidade, reduzindo as emissões”, afirma Cortes. “Ao mesmo tempo exploramos novas fronteiras.” Foi o que fez a VWCO, mais uma vez, na Fenatran, no início de novembro, quando apresentou o conceito Meteor Hybrid, primeiro caminhão pesado híbrido plug-in do País, equipado com eixo de propulsão auxiliar elétrica e-Sys de 200 cv, fornecido pela Suspensys, empresa do Grupo Randoncorp. O veículo ainda é um protótipo, colocado em exposição para checar o interesse dos clientes em uma redução de consumo de diesel estimada em até 10%. Mas há outras apostas em alternativas de descarbonização: na mesma Fenatran a VWCO apresentou a segunda geração do e-Delivery, com motorização elétrica e baterias atualizadas, e o Constellation 26.280 Biometano, disponível sob encomenda, que roda com gás natural ou biológico. Em paralelo a empresa anunciou que, em 2025, começa a fazer o primeiro abastecimento de seus caminhões e ônibus na fábrica de Resende, RJ, com 10% de HVO fornecido pela Vibra. Com mais 15% de adição obrigatória de biodiesel os veículos passarão a sair da linha de produção com 25% de combustível renovável. INTERNACIONALIZAÇÃO Também segue crescente a internacionalização da VWCO, já com presença em trinta países tanto por meio de exportações, que deverão continuar a responder por cerca de 20% da produção brasileira, como com operações no Exterior. Cortes destaca a inauguração, este ano, da linha em Córdoba, Argentina, e os vinte anos da planta de Querétano, no México, que ganhou um novo centro logístico: “Nosso objetivo é continuar fortalecendo a estratégia de internacionalização. Seguimos investindo para expandir nossa atuação onde já atuamos e prospectando novos destinos para exportações”.
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