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93 AutoData | Novembro 2024 2025 NO MÍNIMO IGUAL A 2024 Nucci não vislumbra para 2025 nenhum grande salto nos níveis de produção. A Scania deverá encerrar 2024 com aproximadamente 30 mil caminhões e ônibus fabricados, com 35% destinados à exportação: “No ano que vem a meta é sustentar este mesmo ritmo de produção e exportação”. A Scania projeta negociar 20 mil caminhões em 2024: “Estamos otimistas para 2025, embora não tenhamos ainda uma projeção fechada do mercado e do volume de vendas. De toda forma não acredito numa perspectiva de retração para a indústria de veículos comerciais”. Hoje a Scania detém 15,8% do mercado brasileiro de caminhões e 2,9% do de ônibus. Para, no mínimo, repetir o desempenho de 2024, a Scania espera que o cenário macroeconômico seja um aliado do setor automotivo: “Com PIB crescente o mercado evolui. No pior cenário vemos 2025 igual a 2024”. Mas o executivo admite que o ano será repleto de desafios a depender dos indicadores macroeconômicos: a Scania trabalha com evolução do PIB em cerca de 3% em 2024, com previsão de queda na aceleração para 2% no próximo ano: “Nossa expectativa para 2025 é trabalhar com o dólar a R$ 5,20, inflação de não mais do que 4,1% e taxa Selic de 11%. Es- “ Com PIB crescente o mercado evolui. No pior cenário vemos 2025 igual a 2024. Espero por constantes reduções dos juros para deixar o mercado aquecido. Quanto menor a taxa maior a procura por caminhões.” Alex Nucci, diretor de vendas Scania Brasil pero por constantes reduções dos juros para deixar o mercado aquecido. Quanto menor a taxa maior a procura por caminhões em diversos segmentos, pois os clientes continuarão investindo e confiando no potencial do transporte”. O executivo acredita que o agronegócio seguirá impulsionando as aquisições de caminhões no País: “Particularmente estou animado com as vendas da nossa principal solução para o agro, o Super 560 R 6x4, que internamente chamamos de ‘caminhão do agro’”. Para ajudar a atrair os clientes ele confia no portfólio de soluções oferecidas, como Serviços do Scania PRO, opções financeiras via Scania Banco, consórcio e o novo modelo de negócio Scania Locação. “Vamos continuar oferecendo crédito por meio do Scania Banco, dono de um amplo leque de ofertas de produtos financeiros para apoiar nossos clientes nas aquisições. Temos diversas modalidades de CDC, além das tradicionais operações de Finame por meio do BNDES.” Segundo Nucci os resultados obtidos em 2024 guardam relação direta com a expansão da oferta de produtos: “O reposicionamento da família Plus, lançada em 2023, com as potências de 450 cv e 540 cv, foi um passo certeiro e este modelo já vendeu quase 10 mil unidades. A gama Super está chegando perto de 20 mil unidades comercializadas, com apenas dois anos de mercado”. Ele pondera que a linha Super oferece ganhos significativos no consumo de combustível, com economia de 28% em comparação à geração anterior. Para Nucci os modelos semipesados deverão continuar na onda de crescimento: “Com as novas potências de 250 cv e 280 cv nos motores de 7 litros teremos um mix completo. Os pesados continuarão a ser a maior parte da nossa produção”. Além dos investimentos na linha de caminhões mais sustentáveis Nucci avalia que os modelos fora-de-estrada também terão crescimento em 2025, graças ao P 280 6x4 XT, novo veículo destinado à construção leve.

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