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83 AutoData | Novembro 2024 MERCADO EM 2025 A Stellantis projeta um breque no crescimento do mercado no ano que vem, embora não pense em volumes menores do que os atuais. Se em 2024, segundo Cappellano, a estimativa é a mesma da Anfavea de 11% de crescimento, para algo em torno de 2,4 milhões de automóveis e comerciais leves, “para 2025 nossa projeção é que a indústria continue se recuperando e possa ultrapassar as 2,4 milhões de unidades vendidas no Brasil este ano”. O que sustenta esta estimativa menos otimista do presidente da Stellantis América do Sul é a visão que a companhia tem da economia brasileira. Os indicadores Superaram as expectativas em 2024 mas o movimento de alta da Selic, iniciado nos últimos meses pelo Banco Central, terá influência negativa no crescimento econômico. A Stellantis trabalha com alta de 1,93% do PIB brasileiro em 2025, após um avanço de 3,08% em 2024, em linha com as projeções do Boletim Focus, do Banco Central. O primeiro semestre deverá ser mais complicado, pois a companhia projeta elevação de juros nos primeiros três meses para, a partir do segundo semestre, começar novo ciclo de redução na Selic, “devido à redução da atividade econômica e da inflação”. O IPCA, que em 2024 foi pressionado pelas enchentes do Rio Grande do Sul, pelas secas em boa parte do País e pelo “ Para 2025 nossa projeção é que a indústria continue se recuperando e possa ultrapassar os 2,4 milhões de veículos leves vendidos.” Emanuele Cappellano, presidente Stellantis América do Sul câmbio, a Stellantis projeta fechar este ano em 4,47% e tende a se acomodar em 2025. A aposta é 4,2% na inflação do ano que vem: “Acreditamos que os efeitos climáticos se dissiparão e que a atividade econômica desacelerará, apoiando a queda da inflação”. Já o câmbio, que disparou em novembro, também tende a recuar em 2025, segundo espera Cappellano: “Trabalhamos com dólar próximo a R$ 5,40 para 2025 baseado na expectativa de aumento de juros no Brasil, enquanto boa parte das economias desenvolvidas estão em processo de corte dos juros”. PRODUÇÃO DE VEÍCULOS Cappellano diz que a produção de veículos da Stellantis nas fábricas de Betim, MG, Goiana, PE, e Porto Real, RJ, alcançará 761,7 mil unidades este ano. A programação para 2025 é expandir em 3% este volume, para 782 mil. “Este ano foi marcante para a Stellantis, que atingiu números importantes como o melhor mês de produção desde a sua criação: 88 mil 709 veículos produzidos na América do Sul em agosto. No mesmo mês o Polo Automotivo de Betim alcançou o maior volume de produção desde 2021, com pouco mais mais de 45,5 mil.” Afora o mercado doméstico menos aquecido o cenário externo também preocupa o presidente, mesmo com os sinais de recuperação em alguns mercados da região: “O cenário ainda representa um desafio significativo para o ano que vem, exigindo esforços para equilibrar a balança comercial e fortalecer o desempenho externo”. De toda forma a crença de Cappellano e da Stellantis no Brasil e na região segue inquestionável: são R$ 32 bilhões em investimentos programados, R$ 30 bilhões no Brasil e R$ 2 bilhões na Argentina, de 2025 a 2030, com quarenta lançamentos, quatro plataformas e oito powertrains diferentes. É o maior investimento de todas as fabricantes no País, que se justifica por sua liderança: 30% das vendas do mercado brasileiro são suas.

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