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66 Novembro 2024 | AutoData PERSPECTIVAS 2025 » IMPORTADOS Se, há exatamente um ano, o maior temor dos importadores de veículos era a possibilidade da retomada do imposto de importação para os veículos eletrificados hoje a escalada gradual da tarifa em quatro fases, de janeiro de 2024 a julho de 2026, é uma realidade que pode ficar mais desafiadora se a alíquota integral de 35% voltar a ser aplicada antes do previsto, como propôs a Anfavea, a entidade dos fabricantes de veículos instalados no País que solicita ao governo federal a antecipação imediata da taxação máxima. Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, confia em que as regras serão mantidas: “Estamos acompanhando, trabalhando, mas acho que isto não vai acontecer porque existe bom senso dentro do governo. Fazer uma regra e em menos de um ano mudá-la não faz sentido nenhum”. Mesmo se o governo não ceder à pressão da indústria nacional o efeito do apetite fiscal na retração das importações é algo já tomado como certo, tamanha a dominação de híbridos e elétricos no segmento de importados. Veja s´po: a Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos, afirma que no mercado de modelos premium estrangeiros no Brasil – cerca de 50 mil carros/ano – 82% têm algum nível de eletrificação. Por Nícolas Borges Estrangeiros ainda podem crescer mais Para entidades a escalada do imposto de importação para eletrificados, se mantida no plano atual, não afetará tanto o segmento, que continua recebendo novas marcas. Mas há quem já preveja leve queda. “ Estamos acompanhando mas acho que não acontecerá já [a retomada do imposto de importação de 35% sobre elétrico e híbridos].” Ricardo Bastos, presidente ABVE Arquivo Pessoal

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