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47 que produz reboques para barcos. Esse reboque precisa entrar na água para desacoplar a embarcação, em uma operação que é repetida inúmeras vezes. Pois a mola tradicional sofria oxidação, o que já não ocorre com o nosso produto”, esclarece. A empresa também trabalha em um projeto híbrido, em que o feixe seria composto alternadamente com lâminas tradicionais e lâminas de compósitos, para uso em caminhões. As aplicações são diversas A linha Composs que esteve na Fenatran também trazia outros componentes, como o suporte de placa e para-lama de implementos da Randon e caminhões da Iveco, uma proposta de travessa de chassi para automóveis e um para-lama dedicado a implementos off-road, em razão de o material ser altamente resistente a impactos (choque com a roda ou queda de cargas em terrenos muito acidentados). Além de possibilitar ganhos de massa de até 60% e aprimoramentos estilísticos – o compósito dá maior liberdade ao designer –, esses componentes se traduzem em maior economia, uma vez que contribuem para a redução do consumo de combustível dos veículos. “E isso sem contar a reciclabilidade, que vai impactar diretamente na redução da geração de carbono na cadeia de suprimentos da indústria. Em comparação com o aço, alguns produtos da Composs já reduzem cerca de 16% a emissão de carbono no processo produtivo em alguns”, lembra o executivo. O diretor de Engenharia e Vendas OEM da Frasle Mobility, Luciano Matozo, explica que, neste caso, a vantagem da mola Composs reside na massa. “A lâmina é bem mais leve, o que impacta na redução de peso das massas suspensas do conjunto mecânico. Mas não é só isso: outra característica que pode ser adicionada é o design. Com isso, nós podemos desenvolver lâminas já sob a forma de parábola, com seções variáveis e com diferentes propriedades, o que dinamicamente pode suprir o funcionamento da suspensão com um menor número de lâminas”, explica. E, por não sofrer soldas ou dobras como o aço, o risco de falhas por fadiga também é bem menor. Para chegar a esse estágio, a Frasle Mobility empreendeu milhares de horas de testes em bancada de laboratório e nas pistas de teste, sob condições reais de uso, nos últimos cinco anos. E continua trabalhando. Matozo exemplifica uma das aplicações práticas da mola Composs. “Estamos trabalhando junto a um cliente norte-americano Mola utilizada na suspensão de veículo recreativo Travessa de chassi para automóvel Suporte de para-lama para caminhão

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