39 AutoData | Novembro 2024 2,6 (+4%) 8,05 bi (+5%) 6,3 bi (+1,6%) 11,4 bi (-7,8) 269,5 bi (+4%) 19,5 bi (-2,9%) 291,8 mil (+0,5%) Alguns fatores sopram o contravento nas expectativas: o primeiro deles é a entrada em vigor da nova fase programa brasileiro de controle de emissões para veículos leves, o Proconve L8, que impõe restrições mais rigorosas e obriga os fabricantes a adotar tecnologias que tornam os veículos ainda mais caros do que já são – o tíquete médio dos modelos à venda no Brasil já supera os R$ 150 mil. Carros mais caros e juros que começaram a ser elevados novamente este ano pelo Banco Central para trazer a inflação de volta aos 4% não combinam com expansão de nenhum mercado: “A demanda por veículos leves no Brasil enfrenta desafios devido à restrição de crédito, resultante de altas taxas de juros e preços elevados em relação à renda média”, resume Roberto Barros, analista sênior da consultoria S&P Global, que projeta para 2025 mercado de 2 milhões 520 mil automóveis e utilitários, uma insignificante alta de 2,8% sobre as 2 milhões 450 mil projetadas para 2024. O cenário de crédito mais caro também fez o consultor independente Milad Kalume Neto puxar levemente para baixo suas expectativas, mas ele segue apostando que bons indicadores macroeconômicos seguirão sustentando as vendas: “Para 2025 a elevação das taxas de juros será mais sentida mas as premissas sólidas da economia seguirão presentes. Minha previsão inicial de crescimento do mercado era de 8% mas tive de revisar para 6%. Ainda assim estamos falando de uma faixa que varia de 2 milhões 570 mil a 2,6 milhões de carros de passeio e comerciais leves ou do total de 2 milhões 730 mil a 2 milhões 760 mil incluindo os veículos pesados”. A Bright Consulting tem visão mais otimista e segue projetando alta de 6% nas vendas de veículos leves em 2025, para 2,6 milhões de unidades, após alcançar 2 milhões 460 mil este ano. Assim como outros participantes do mercado a consultoria confia que deverá sustentar o desempenho do mercado a elevação dos níveis de renda e emprego – com o menor índice de desemprego em uma década, na casa dos 6%. Barros, da S&P, avalia que “os últimos meses mostraram crescimento forte e constante, impulsionado por uma significativa renovação de frota e um aumento no consumo, decorrente da estabilização da inflação dentro dos limites de meta e do Projeções dos fabricantes de autopeças - Sindipeças Produção de veículos e desempenho do setor Produção de Veículos* Exportação (US$) Investimento (RS) Déficit Comercial (US$) Faturamento (R$) Importação (US$) Emprego (pessoas) 2,5 (+7,5%) 7,67 bi (-15%) 6,2 bi (+6,5%) 12,4 bi (+27,4%) 259,1 bi (+8%) 20,1 bi (+7%) 290,4 mil (+1%) 2025 2024 * Inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus
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