28 Novembro 2024 | AutoData de rodar tanto com gasolina como com etanol, e que já está presente em 65% da produção nacional de motos. Uma tecnologia 100% brasileira e que acaba de ser lançada também em um mercado externo importante como o da Índia. Acreditamos que os modelos elétricos complementarão de forma natural a ampla oferta de produtos disponíveis no Brasil. Porém lançamentos futuros dependerão dos planos individuais de cada fabricante. Com as ações que foram adotadas para encarar a seca no Amazonas em 2024 a indústria de duas rodas sofreu menos do que em 2023. Em 2025 o plano será aplicado mais uma vez? Sim, foi um projeto bem-sucedido e que deverá ser seguido e aperfeiçoado. Foi um plano de contingência setorial, que incluiu a revisão de fluxos logísticos e a antecipação de estoques de matérias- -primas e da produção. Destaco também as importantes ações realizadas pelos governos federal e estadual, como medidas de desburocratização e dragagens que permitiram a melhoria da infraestrutura local. Reforma tributária e imposto seletivo: como a indústria de motos está trabalhando com essas novas regras para o mercado nacional? A Abraciclo e suas associadas trabalham para manutenção da competitividade e das garantias constitucionais da ZFM, Zona Franca de Manaus. É importante deixar claro que quem ganha com a isenção do IPI, imposto sobre produtos industrializados, é o consumidor. Este benefício não é para a indústria, e sim para o consumidor final, que passa a ter acesso a um produto mais competitivo. Quais são as projeções macroeconômicas da Abraciclo para o fechamento de 2024 e 2025? Apesar da recente volatilidade do dólar a expectativa do segmento é de que o cenário de elevação do PIB se concretize, assim como as demais medidas macroeconômicas que contribuem diretamente para o aumento da confiança no ambiente de negócios. Isto é fundamental para o consumidor se sentir mais seguro para investir em um bem de maior valor agregado. Nós trabalhamos com os dados do Boletim Focus, do Banco Central, que [no início de novembro] projetava crescimento do PIB de 3,1% em 2024 e 1,93% em 2025, câmbio de R$ 5,50 e R$ 5,43, Selic fechando este ano em 11,75% e 11,25% no próximo ano, e IPCA de 4,59% e 4%. Quais as projeções para a indústria de duas rodas no fechamento de 2024? Prevemos encerrar o ano com produção de 1 milhão 720 mil motos, com vendas domésticas de varejo de 1 milhão 810 mil e exportação de 35 mil unidades. “ Se continuarmos no ritmo atual a indústria poderá voltar ao patamar de 2 milhões de unidades produzidas. Porém, para isto, as empresas terão de investir na ampliação da capacidade.” FROM THE TOP PERSPECTIVAS 2025 » MARCO ANTONIO BENTO, ABRACICLO
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