146 » FIM DE PAPO Novembro 2024 | AutoData US$ 11,3 tri R$ 15 bi 1,8 bilhão 2,7 milhões Faturamento global com a venda de carros elétricos em 2028, de acordo com a pesquisa Statista Market Insights apresentada pelo Stocklytics.com. O valor representa alta de 27% sobre os US$ 786 bilhões estimados na mesma pesquisa para este ano. Valor recorde de negócios nos cinco dias da Fenatran 2024 com vendas de caminhões, carretas e componentes, segundo estimativa da organizadora RX. A cifra ficou 58% acima dos R$ 9,5 bilhões contabilizados na edição do evento em 2022. Toneladas equivalentes de CO2 que serão emitidas a mais nos Estados Unidos até 2035, devido a ações adotadas no primeiro governo de Donald Trump, de 2017 a 2020, que reverteram ou atenuaram políticas para conter o avanço da crise climática. Capacidade estimada anual de produção de veículos de fabricantes chineses fora da China em 2026, em fábricas com processos completos de manufatura, prontas ou anunciadas, em doze países, segundo levantamento da BloombergNEF. “ Navegamos em mares calmos e com bom tempo, deixando para trás a pandemia e a transição para a nova legislação de emissões.” Roberto Cortes, na abertura da Fenatran 2024, em 4 de novembro, ao comentar a retomada do desempenho do mercado brasileiro de caminhões, após a retração nas vendas desde 2020. “ Queremos ser uma empresa global. Hoje somos líderes mundiais em veículos de novas energias [elétricos e híbridos plug-in]. Segundo dados mensais temos participação de mercado global de 23%. Isto é incrível. Por esta razão a BYD continuará a trabalhar para se tornar mais global, o que significa que iremos localizar para podermos produzir aqui [na Europa]. As tarifas são um desafio de curto prazo.” Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, em entrevista à Automotive News Europe durante o Salão de Paris, em outubro, ao responder como a fabricante iria lidar com o aumento do imposto de importação sobre veículos chineses adotado recentemente pela União Europeia. “ À medida que o mercado de veículos elétricos na China dá sinais de saturação, o aumento da concorrência interna e o excesso de capacidade estão empurrando as marcas chinesas de veículos eléctricos para fora do país em busca de novos mercados em crescimento.” Relatório da BloombergNEF sobre o aumento das exportações de carros elétricos e híbridos chineses e dos investimentos no Exterior que corporações do país estão fazendo em linhas de montagem e fábricas com processos completos de manufatura, para desviar de impostos punitivos que estão sendo adotados por países para barrar as importações de veículos da China. “ É idiotice exportar etanol para países europeus fabricarem lá o SAF. Acho que o SAF [biocombustível de aviação] será para exportação e mercados desenvolvidos, como Europa, Estados Unidos e Ásia, terão demanda suficiente para absorver o que o Brasil pode produzir.” Ricardo Mussa, CEO da Cosan Investimentos e líder da frente empresarial da força-tarefa de Transição Energética e Clima do G20, em painel no AgroForum, evento promovido pelo BTG Pactual no início de novembro.
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