142 Novembro 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS GWM/FTXT assina acordo com Minas Gerais para uso de hidrogênio Scania usa peças plásticas de garrafas PET recicladas LM capta R$ 1,5 bilhão para ampliar frota de locação Grupo Sada converte caminhões diesel para o gás Divulgação/Scania Divulgação/FTXT A FTXT, subsidiária da chinesa GWM dedicada à produção de células de hidrogênio para alimentar veículos comerciais elétricos, assinou memorando de entendimento com o governo do Estado de Minas Gerais e a Unifei, Universidade Federal de Itajubá, para apoio no desenvolvimento de caminhões elétricos movidos a hidrogênio. A parceria é válida por doze meses e pode ser renovada por mais sessenta, prevendo a transferência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa para os caminhões da GWM Hydrogen, como a FTXT é chamada fora da China. A Unifei será responsável por fornecer o gás e atuar como parceira em estudos e pesquisas relacionadas a esta tecnologia. A Scania começará a usar plástico reciclado de garrafas PET como insumo na produção das grades frontais dos seus caminhões. A expectativa da empresa é de retirar anualmente cerca de 1,5 milhão de garrafas plásticas do meio ambiente, considerando a produção de 30 mil veículos/ano. O processo vem sendo desenvolvido desde 2022 e, a partir de 2025, será utilizado em todos os caminhões produzidos em São Bernardo do Campo, SP. Cada grade frontal consome 5 quilos de insumos plásticos, dos quais 20% de polietileno tereftalato, mais conhecido como PET. O material era comprado de fornecedor no Exterior e a partir de agora será trocado pelo PET reprocessado por fornecedores no Brasil, movimento que deixará de emitir 62 toneladas de CO2/ano, segundo calcula a Scania. Com o objetivo de encerrar 2024 com frota para locação 17% maior do que a registrada em 2023 e alcançar 100 mil veículos a LM Soluções de Mobilidade realizou a captação de R$ 1,5 bilhão em sua décima emissão de debêntures. A LM é empresa de locação e gestão de frotas controlada pela VWFS, Volkswagen Financial Services Brasil. A emissão, realizada em série única, com amortização em cinco anos e remuneração de CDI mais 1,7% ao ano, contou com a coordenação dos bancos UBS, BB e Bradesco BBI. Parte dos caminhões do Grupo Sada será convertida do diesel para usar somente gás natural ou biometano. Com investimentos da ordem de R$ 7 milhões, a iniciativa integra compromisso da empresa em descarbonizar emissões de sua frota. Até o fim do primeiro trimestre de 2025 o total de seus veículos rodando com gás passará dos atuais seis para 31. De acordo com a Sada este movimento fará com que o grupo, sozinho, responda por um quarto da frota de caminhões a gás em circulação no País. As primeiras conversões serão para as operações do transporte de veículos que atendem as fábricas da General Motors e da Stellantis e nos pátios em São Bernardo do Campo, SP, e Betim, MG. Nos testes realizados com caminhões percorrendo quilometragens similares houve redução de 15% nas emissões de CO2 com o uso de gás natural em comparação com o diesel.
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