141 AutoData | Novembro 2024 Tera será o novo SUV Volkswagen Honda mexe no visual dos City hatch e sedã JAC traz ao Brasil a picape diesel Hunter Tera foi o nome escolhido pela Volkswagen para o seu novo SUV compacto, que será produzido em Taubaté, SP, e lançado no ano que vem. O modelo faz parte da ofensiva de dezesseis lançamentos que será puxada pelo investimento de R$ 16 bilhões da empresa no País até 2028. O visual ainda é segredo mas as primeiras imagens oficiais divulgadas sugerem que na traseira do Tera ostenta lanternas conectadas de uma ponta a outra da tampa do porta-malas, e na dianteira a grade frontal é afilada, seguindo a identidade visual da marca já presente em outros modelos. O Tera deverá ocupar a posição de SUV de entrada da Volkswagen, inaugurando um novo segmento para a montadora que já tem concorrentes no mercado como Fiat Pulse e Renault Kardian. Para diferenciar mais os City hatch e sedã a Honda promoveu alterações no design da linha 2025 dos dois modelos. A intenção foi dar ao hatch um desenho mais esportivo, com novo design de colmeia na grade frontal e acabamento em black piano na junção com o capô, e nesta mesma área do sedã foi aplicado elemento cromado a adotada grade com entradas de ar horizontais, para dar aspecto visual mais sofisticado. Ambos ganharam novos para-choques frontal e traseiro. Internamente o console dos novos City foi redesenhado para ganhar um novo item de série, o freio de estacionamento eletrônico, presente nas versões EX, EXL e Touring. Outros itens novos são o sistema de carregamento de smartphones sem fio os freios traseiros a disco. A tela LCD central multimídia, de série em todas as versões, tem melhor definição das imagens. O motor segue o mesmo 1.5 aspirado de 116 cv com câmbio automático CVT. Os preços do hatch são: LX R$ 117,5 mil, EX R$ 125 mil, EXL R$ 133,2 mil e Touring R$ 141,4 mil. Do sedã: LX R$ 117,5 mil, EX R$ 126 mil, EXL R$ 134,2 mil e Touring R$ 142,4 mil. Após transformar em 100% elétrico todo seu portfólio à venda no Brasil a JAC retorna aos motores a combustão com a picape Hunter, que chegou ao mercado brasileiro no fim outubro por preço promocional de lançamento de R$ 240 mil para os primeiros 1 mil compradores, um desconto de R$ 20 mil. A Hunter tem motor 2.0 turbodiesel de 191 cv com câmbio automático de oito marchas da ZF. Tem opções de tração 4×2, 4×4 integral e 4×4 reduzida, com capacidade de carga de 1,4 tonelada. Divulgação/JAC Divulgação/VW Divulgação/Honda
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=