14 Novembro 2024 | AutoData Descarbonização pauta os fornecedores Quais serão as principais tendências do mercado automotivo em 2025? O caminho da descarbonização é imprescindível. O programa Mover apoia várias iniciativas neste sentido, como o desenvolvimento de baterias, com a participação de empresas locais como WEG e Moura. Outro aspecto sem volta é o aumento da presença dos veículos chineses no País. O início da produção local da BYD e GWM deve ocorrer em 2025 e outras montadoras chinesas estão de olho no mercado brasileiro. Como a descarbonização se dá nas empresas menores da cadeia? O Sindipeças realiza esforços intensos para qualificar e inserir as pequenas e médias empresas na rota tecnológica da descarbonização. Divulgamos e auxiliamos nossos associados a utilizar incentivos para investimento em inovação, a maioria deles no âmbito do Mover, e realizamos cursos de capacitação que levam luz a este tema. Em parceria com o Senai estamos treinando as PMEs para a realização do inventário de emissões. Qual é o reflexo do Programa Mover nos fabricantes de autopeças? Sabemos que estarão disponíveis créditos financeiros da ordem de R$ 3,8 bilhões em 2025. Pelas limitações fiscais é pouco provável que o governo possa elevar este limite, porém, mantemos nosso otimismo. Note que este ano 93 fabricantes de autopeças já se habilitaram [projetos com incentivos] no Mover, enquanto no ciclo anterior, do Rota 2030, foram 55 em cinco anos. Em meio ao processo de transição à eletrificação, especialmente à hibridização, como ficará a situação dos fornecedores? As pequenas e médias empresas do setor também estão se preparando para os desafios que a eletrificação trará. Estão fazendo o dever de casa e estarão aptas a atender os rumos futuros do mercado. Basta haver a respectiva demanda por parte das montadoras, o que ainda não ocorreu. Além disto, como a frota brasileira é a sexta maior do planeta, com 47 milhões de veículos, as tecnologias atuais também continuarão presentes. Entrevista a Soraia Abreu Pedrozo FROM THE TOP PERSPECTIVAS 2025 » CLÁUDIO SAHAD, SINDIPEÇAS Presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, vislumbra caminho sem volta e trabalha para inserir empresas de autopeças na transição energética
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