139 AutoData | Novembro 2024 Ford amplia produção da Ranger na Argentina Marcopolo produz ônibus elétrico no Espírito Santo Royal Enfield abre mais uma linha de montagem em Manaus BMW investe US$ 865 milhões para produzir baterias no México A fabricante indiana de motos da marca inglesa Royal Enfield anunciou uma segunda linha de montagem em CKD no Brasil: a partir de janeiro de 2025, em parceria com o Grupo Multi, montará motocicletas em uma nova unidade em Manaus, AM, no mesmo local onde já mantém, em parceria com a Dafra, uma operação em CKD. A intenção é atender à crescente demanda por modelos Royal Enfield com mais agilidade. A empresa também está ampliando sua rede de concessionárias, que encerrará 2024 com 36 lojas. Ao completar trinta anos de operação no México a BMW prepara a planta de San Luis Potosí para a produção de baterias para carros elétricos de uma nova geração, a Neue Klasse. O investimento de US$ 865 milhões na unidade contempla a construção de toda a estrutura necessária com um novo prédio de 85 mil m2 onde serão produzidas desde as células cilíndricas até o módulo completo de baterias. Atualmente 3,7 mil funcionários produzem, em dois turnos e cinco dias por semana, 450 carros por dia, com modelos Serie 3 e Série 2 – inclusive híbridos – que são exportados para oitenta países e abastecem 17% das vendas da BMW na América Latina. Em 2023 a fábrica mexicana exportou 111 mil 266 veículos. A Ford elevará em 15% a produção da picape Ranger na fábrica de Pacheco, na Argentina. Com a expansão o volume crescerá para 70 mil unidades em 2025 e 160 trabalhadores serão contratados. Segundo a companhia a crescente demanda na América do Sul justifica a medida. A Ranger argentina é exportada para Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Uruguai, dentre outros, além do Brasil, seu maior mercado, com recorde de vendas da picape em outubro: 3,8 mil unidades. A Marcopolo iniciou a produção do seu ônibus elétrico Attivi na fábrica de São Mateus, ES. A unidade recebeu investimento de R$ 50 milhões para produzir o modelo, com capacidade para transportar até 80 passageiros. A planta foi ampliada e capacidade saltou de 16 para 26 unidades/dia. O quadro de empregados cresceu 20%, passando a 2,4 mil. Com a expansão a unidade capixaba passou, também, a ser exportadora de veículos: cinquenta ônibus urbanos serão enviados a Luanda, Angola, na primeira exportação da Marcopolo a partir do Espírito Santo. Divulgação/Ford Divulgação/Royal Enfield Divulgação/Marcopolo
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