129 AutoData | Novembro 2024 Os primeiros modelos que utilizam o nível mais básico de eletrificação disponível na arquitetura Bio-Hybrid são chamados de Fiat Hybrid, nas versões intermediárias Audace e Impetus de Pulse e Fastback equipadas com a já conhecida motorização T200 1.0 turboflex de 130 cv, que estampam na traseira o emblema T200 Hybrid para identificar o uso do sistema auxiliar de propulsão, composto por um novo pequenino impulsor elétrico de 3 kW, alimentado por uma bateria de íons de lítio de apenas 12 V. As duas versões também recebem uma central multimídia aprimorada com funções que utilizam inteligência artificial e uma tela de 10,1 polegadas. E, ainda, uma cor exclusiva, aplicada somente às opções híbridas: o azul amalfi. Segundo a fabricante os preços dos Pulse e Fastbakck T200 Hybrid foram majorados em R$ 2 mil na comparação com as mesmas versões que usam unicamente o motor a combustão, que continuam sendo ofertados normalmente na rede de concessionárias. Segundo um concessionário ouvido sob reserva, a partir de janeiro, o plano da Fiat é parar de produzir as versões Audace e Impetus apenas com o motor T200, para vender somente as opções híbridas após o término dos estoques, em 2025. HISTÓRIA PARA CONTAR De acordo com o que projeta Alexandre Aquino, vice-presidente da Stellantis responsável pela Fiat na América do Sul, “as duas versões representarão de 40% a 50% das vendas de cada um dos modelos”. Na verdade Audace e Impetus já têm uma performance semelhante no mix de vendas tanto de Pulse quanto de Fastback. Mas Aquino está confiante em um desempenho um pouco melhor nas vendas, por causa das novidades tecnológicas de entretenimento a bordo e da tecnologia híbrida, que dentre outras vantagens traz mais economia de combustível, redução nas emissões de CO2 e “isenção do rodízio na cidade de São Paulo”. Outro argumento que conta para atrair o consumidor, e colabora para a teoria de democratização dos híbridos no País, como a linha de produtos da Stellantis de 2025 a 2030. Serão quarenta novidades produzidas na região e oito powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas. Este é o primeiro passo para democratizar as novas tecnologias Bio-Hybrid, oferecendo ao consumidor veículos mais eficientes do ponto de vista de emissões e economia de combustível”.
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