126 Novembro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO Outro investimento já feito pela Toyota na unidade de Sorocaba é um novo centro de distribuição de peças, já inaugurado na primeira semana de novembro dentro do mesmo complexo, com área de 55 mil m2 e capacidade para movimentar 1,1 milhão de componentes por mês. MAIS NACIONALIZAÇÃO Segundo o presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, o plano de expansão de operações no País inclui comprar mais peças e componentes de fornecedores locais, bem como o desenvolvimento e localização de itens tecnológicos: “A expansão da fábrica de Sorocaba promoverá o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no País e em toda a região da América Latina”. Dentro deste plano a fábrica de motores em Porto Feliz, SP, começa a produzir em 2025 o motor que integrará o sistema híbrido flex do novo modelo compacto Yaris Cross. Assim será iniciado o processo de localização da produção do sistema híbrido bicombustível, hoje aplicado em versões do Corolla e Corolla Cross e quase que inteiramente importado do Japão. Todo o conjunto mecânico do motor do Yaris Cross – bloco, cabeçote, bielas e pistões – será produzido no Brasil e montado em Porto Feliz. Gradualmente a intenção é desenvolver fornecedores para os componentes elétricos do sistema, como o motor elétrico, alternador e bateria. Destes elementos todos ainda não produzidos no Brasil ao menos um já tem prazo para começar a ser montado em Sorocaba, segundo Maggio: “Estamos reservando uma área das novas instalações para a montagem das baterias, possivelmente até 2026. Com relação ao sistema híbrido por ora a parte de combustão será feita em Porto Feliz e estamos estudando localizar a parte elétrica também”. Os motores a combustão do sistema híbrido flex sairão de Porto Feliz rumo a Sorocaba já em 2025, quando começa a produção do novo modelo compacto. Em paralelo seguem as obras e o desenvolvimento de um modelo inédito: “Trata-se de uma outra plataforma, que será montada na fábrica nova. É um modelo desenvolvido para o mercado local, com perfil para o Brasil. Também está em estudos sua viabilidade para exportação”. Os motores das versões híbridas do Corolla e Corolla Cross, por enquanto, seguirão sendo importados, mas sua nacionalização também está na mira. Cerimônia de assentamento da pedra fundamental da nova fábrica da Toyota: R$ 1 bilhão em créditos de ICMS.
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