416-2024-11

120 Novembro 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » BRASIL ELÉTRICO 2024 de nível para um veículo maior ou premium pelos que pretendem comprar um carro novo, tanto híbrido como elétrico. Uma parcela também enxerga no eletrificado um veículo adicional”. Outro achado da pesquisa é que, dentre aqueles que consideram comprar modelos híbridos ou elétricos, as marcas chinesas já estão no leque de opções. ALTERNATIVAS PARA PESADOS Enquanto a eletrificação começa a ser introduzida nos veículos leves no Brasil biocombustíveis e gás natural serão os protagonistas no segmento de veículos comerciais pesados no futuro de curto prazo, no mercado brasileiro e em muitos outros países do Hemisfério Sul. Neste segmento os elétricos ganham espaço em rotas específicas. Esta é a aposta de Christopher Podgorski, presidente da Scania Latin America, e de Márcio Querichelli, presidente da Iveco América Latina. Podgorski arriscou traçar o mapa do biocombustível para caminhões no Brasil: “Veremos veículos rodando com biodiesel em algumas regiões, como no Centro-Oeste, que tem boa capacidade para produzir o combustível a partir de sementes oleaginosas. O biometano também estará presente, mas mais próximo das regiões produtoras, como o Sudeste. E ainda aposto em uma forte eletrificação no eixo Rio-São Paulo, São Paulo-Campinas”. A visão de Querichelli é semelhante e a empresa vê no gás a opção aos caminhões pesados e eletrificação para os leves, caso da van Daily elétrica, já ofertada no mercado brasileiro: “Pela matriz energética do Brasil o gás deve ganhar escala nos próximos anos, assim como na Argentina. O biometano também deverá ganhar espaço e ajudar no processo de descarbonização dos veículos comerciais, pois o Brasil tem potencial gigante para produzir esse combustível localmente. Já os elétricos deverão avançar na distribuição urbana”. Ambos concordaram que o Brasil tem muito boa oportunidade para produzir biometano e criar rede de abastecimento para veículos comerciais. Para Orlando Merluzzi, gestor do MBCB, Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil, o biometano é justamente caminho mais viável e menos poluente no processo de descarbonização da frota circulante de veículos pesados no Brasil: “Cada município possui, no mínimo, uma fonte de biogás a partir dos lixões. Basta alinhar as políticas públicas, atrair os investimentos corretos e fazer os processos de purificação do biogás para o biometano. O caminhão a

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=