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114 Novembro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » CAMINHÕES E ÔNIBUS Investimentos pesados Cinco fabricantes de caminhões e ônibus têm programas em curso que superam R$ 7,6 bilhões no período 2021-2028. Iveco anunciou valor adicional, Mercedes-Benz prepara novo ciclo até 2030 e DAF tem programa sem revelar valor. VOLVO R$ 1,5 bilhão 2022-2025 85% aplicados em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços; avanços na digitalização e conectividade; expansão da rede de concessionárias; R$ 250 milhões para nacionalização da produção de ônibus elétricos em Curitiba, PR. SCANIA R$ 2 bilhões 2025-2028 Sucede o plano de R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024. Recursos utilizados para modernização e atualização da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e no desenvolvimento da produção nacional de veículos eletrificados e seus motores; R$ 60 milhões aplicados para produzir o primeiro chassi de ônibus elétrico no País, a partir de março de 2025. VWCO R$ 2 bilhões 2021-2025 R$ 1 bilhão para o desenvolvimento de linha de caminhões e ônibus com motorização Euro 6; continuação do desenvolvimento de modelos eletrificados no Brasil, como segunda geração do caminhão leve e-Delivery, do já anunciado e-Volksbus e desenvolvimento do Meteor híbrido plug-in; melhorias na fábrica de Resende, RJ. R$ ??? 2022-2028 Empresa tinha em curso programa de R$ 395 milhões de 2022 a 2026, aplicados na adoção de motores Euro 6 para linha de caminhões XF e CF, mas anunciou, sem revelar valores, o que seria “o maior investimento de sua história no Brasil” nos próximos cinco anos, para ampliação da fábrica de Ponta Grossa, PR, e lançamento de novos produtos. DAF R$ 1,7 bilhão 2022-2028 Plano de 2022 a 2025 destina R$ 1 bilhão: 60% dos recursos aplicados no desenvolvimento de novos caminhões e ônibus, com adoção de motorização Euro 6 e gás natural ou biometano; 15% direcionados a melhorar processos industriais na fábrica de Sete Lagoas, MG, e Córdoba, na Argentina; 12% para desenvolver fornecedores para elevar índice médio de nacionalização de 60% para 70%; e 13% na expansão da rede de concessionárias. R$ 100 milhões adicionais foram investidos em 2024 para lançar o eDaily elétrico importado no País. Mais R$ 637 milhões foram anunciados para 2024 a 2028, R$ 127 milhões da FPT para desenvolvimento de motores movidos a biocombustíveis e R$ 510 milhões da Iveco em veículos com propulsão alternativa ao diesel. Novos investimentos podem ser anunciados em 2025 para ampliar linha de pesados em Sete Lagoas e produzir nova geração de caminhões Iveco. IVECO

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