111 AutoData | Novembro 2024 A ZF, por exemplo, apresentou seu eixo de propulsão AxTrax 2 Dual com dois motores elétricos que somam 450 kW para caminhões e ônibus médios e pesados, e o CeTrax Lite de 150 kW para aplicações em veículos leves de até 7,5 toneladas de PBT. A BorgWarner mostrou suas novas baterias LFP, lítio-feffo-fosfato, para veículos comerciais pesados, resultado do acordo da empresa com a FinDreams Battery, subsidiária da chinesa BYD que fornece as células Blade, mais seguras e com alta capacidade de armazenamento de energia. A Cummins levou à Fenatran múltiplas alternativas ao diesel, combustível que construiu sua história como fabricante independente de motores pesados no último século. Da sua marca Accelera, lançada em 2023 para identificar soluções zero-emissão, apresentou o lançamento da nova geração do eixo de propulsão elétrica 14Xe, herdado da compra da Meritor, e a célula de hidrogênio HyPM HD45 para alimentar caminhões elétricos. A tradicional fornecedora de motores também trouxe à exposição soluções a combustão de baixo ou nenhum carbono, como a linha Helm que, com a troca de cabeçotes, opera com diesel, gás natural ou biometano e hidrogênio, com potências que podem chegar a 660 cv. O principal biocombustível brasileiro também não foi esquecido por meio do motor B6.7 movido a etanol, com ignição por centelha e 330 cv. A FPT, divisão de motores do Grupo Iveco que também fornece a outros fabricantes, trouxe à Fenatran sua aposta nos biocombustíveis brasileiros com o motor F1C Flex, pronto para rodar com etanol ou biometano – ou gás natural. A tecnologia foi desenvolvida com a fabricante de máquinas agrícolas CNH e a intenção agora é oferecer a solução para veículos comerciais. E para quem preferir a eletrificação a FPT apresentou o eixo elétrico e-AX 200R. Em outra solução de eletrificação durante o evento o estande da WEG – multinacional brasileira fabricante de geradores, motores elétricos e baterias de Jaraguá do Sul, SC – foi palco para a assinatura de um contrato com a Horse, divisão de motores do Grupo Renault em associação com Geely e Aramco. O negócio marca o início da comercialização do sistema Range Extender para alimentação de veículos elétricos pesados, que une o motor 1.0 turboflex da Horse, o mesmo utilizado pelo Renault Kardian no Brasil, com um gerador da WEG. Em agosto a Marcopolo apresentou na Lat. Bus o micro-ônibus elétrico Volare Attack 9 equipado com o sistema de recarregamento que, pelo visto, poderá ser utilizado por mais fabricantes de veículos comerciais. Com recordes em negócios, público e soluções a Fenatran mostrou a força de um setor no Brasil que passa constantemente por crises profundas e, invariavelmente, emerge mais forte.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=