110 Novembro 2024 | AutoData EVENTO » FENATRAN 2024 É o caso do caminhão elétrico médio para entregas urbanas E3-10T que a XCMG lançou na Fenatran, começa a vender em 2025 e, a depender da demanda, tem planos de nacionalizar em dois a três anos a montagem do modelo na fábrica de Pouso Alegre, MG, onde já produz máquinas de construção. A empresa está se preparando para produzir mais máquinas e equipamentos elétricos no Brasil e para isto já investiu de R$ 300 milhões somente este ano. Em seu estande a XCMG também promoveu outros três lançamentos de baixo carbono, incluindo dois caminhões pesados, o elétrico E7-80T e o P9-560G a gás natural, ou biometano. Também foi lançado um modelo elétrico leve, o E7- -18T, de olho na coleta de lixo da cidade de São Paulo, que em 2025 abrirá licitação para 650 caminhões elétricos. A chinesa Higer e seu representante no Brasil TEVX Motors, que já vende ônibus elétricos da marca, trouxe veículos de carga à Fenatran e anunciou que começa a vender, em 2025, dois caminhões elétricos pesados, EON E-Truck e EON Edit 3D, respectivamente de 49 e 31 toneladas de PBT, e a van Paradise em versão de carga e passageiros. A empresa utilizou o evento para anunciar investimento de US$ 100 milhões em uma linha de montagem de ônibus elétricos no Estado de São Paulo, em local a ser definido em breve. Também está no horizonte a nacionalização do furgão elétrico. CADEIA DE BAIXO CARBONO Os principais fornecedores da cadeia de produção de veículos pesados também foram à Fenatran mostrar suas soluções para reduzir emissões em um setor ainda muito dependente do diesel fóssil e de eletrificação mais difícil. As múltiplas aplicações do eixo elétrico e-Sys da Randoncorp exemplificam este esforço, bem como vários outros apresentados no evento. Cummins: com troca de cabeçotes motor da linha Helm opera com diesel, gás natural ou biometano e hidrogênio.
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