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108 Novembro 2024 | AutoData EVENTO » FENATRAN 2024 manobrar e puxar semirreboques sem emissões em ambientes segregados, como portos, por exemplo. Na Scania a atração de descarbonização foi a exposição de seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, o cavalo mecânico 30G 4x2, importado da Suécia, cuja primeira unidade vendida no País foi negociada ali mesmo. Mas o modelo elétrico é só uma complementação – mais para peça de marketing – de soluções de baixa emissão bem mais viáveis e baratas, como os caminhões a gás ou biometano que a Scania já vende há mais de cinco anos e, também, um modelo preparado para rodar com 100% de biodiesel, já fornecido a clientes que produzem o seu próprio biocombustível. A Volvo mostrou pela segunda vez o seu cavalo mecânico 4x2 FM Electric, importado da Suécia e já com trinta unidades alugadas a clientes no Brasil. Mas a principal novidade descarbonizante da marca foi o pesado FH B100 Flex, primeiro caminhão preparado para rodar com diesel ou biodiesel em qualquer proporção, como uma versão pesada dos carros flex etanol-gasolina. Após apresentar o pesado S-Way a gás na Fenatran de 2022 a Iveco trouxe à edição deste ano modelo com autonomia de até 700 km e complementou sua oferta de caminhões a gás no País com opções da linha de semipesados Tector, já produzidos em Sete Lagoas, MG. Também no estande foram mostrados novamente versões elétricas do furgão Daily, que começou a ser importado este ano para o mercado brasileiro. A DAF foi mais comedida em apresentar alternativas ao diesel, dizendo que está atenta aos biocombustíveis mas só lançará opções em momento que o mercado estiver mais pronto a absorvê-las. Para não ficar para trás dos concorrentes na feira também trouxe ao seu estande um modelo pesado XF elétrico de demonstração, com cabine cortada para expor o powertrain, equipado com motor de 350 kW e autonomia de 500 km. Segundo a fabricante a ideia foi mostrar aos clientes que também tem a solução para sentir o interesse e planejar o lançamento, se for o caso. CHINESES ELÉTRICOS Os chineses, sempre em grande número como fornecedores de peças, nesta Fenatran também trouxeram seus veículos elétricos de carga. Dois fabricantes, a XCMG e a TEVX Higer, montaram estandes no evento e apresentaram novos caminhões e furgões a bateria que pretendem começar a vender no Brasil, sempre com o apelo de oferecer preços mais baixos do que os fabricantes ocidentais já instalados no País e com promessas de possíveis investimentos em montagem local. Caminhão elétrico da chinesa XCMG: estreia na Fenatran. ZF mostrou suas soluções de eletrificação para veículos pesados

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