107 AutoData | Novembro 2024 considerada um sucesso tecnológico ao demonstrar muitas e diversas soluções para a descarbonização de um setor dominado pelo diesel. Todos os estandes de fabricantes de caminhões, acompanhados de muitos dos fornecedores de carretas e componentes, apresentaram alternativas multienergéticas para reduzir ou até mesmo eliminar as emissões de carbono fóssil do transporte de cargas, algumas prontas para uso imediato e outras que podem e devem entrar no mercado em poucos anos. Começando pelos caminhões os fabricantes já instalados no Brasil apresentaram alternativas ao diesel, incluindo modelos elétricos presentes em todos os estandes. No caso da Mercedes-Benz foram logo dois: o cavalo mecânico pesado eActros, importado da Alemanha, e o leve eCanter da Fuso, marca japonesa que pertence do Grupo Daimler Trucks. Os dois foram apresentados na Fenatran e já iniciaram um programa de testes nas frotas de oito clientes a ser acompanhado pela engenharia da empresa. Em caso de boa aceitação está no horizonte a possível nacionalização dos caminhões elétricos. Na rota da descarbonização a VWCO apresentou três opções: a primeira é a versão atualizada do já conhecido modelo leve e-Delivery – primeiro caminhão elétrico projetado e produzido no Brasil, apresentado pela primeira vez ao público como protótipo na Fenatran de 2017 e que soma quatrocentas unidades vendidas desde 2021 – agora equipado com motor mais potente. A segunda proposta é uma aposta no gás com o pesado Constellation 26.280 6x2 Biometano, já disponível sob encomenda e preparado para clientes da coleta de lixo, com autonomia de 300 km e redução estimada de 90% nas emissões. Mas a maior novidade – do estande e da feira – foi a apresentação do protótipo VW Meteor Hybrid, primeiro caminhão híbrido plug-in concebido no País, equipado com eixo auxiliar elétrico de 200 cavalos que ajuda a reduzir em até 10% o consumo de diesel, segundo a fabricante. O eixo e-Sys é fornecido pela Sunspensys, empresa do Grupo Randoncorp, e sua incorporação pela VWCO amplia o uso da solução projetada no Brasil, apresentada pela primeira vez na Fenatran de 2019 em uma carreta Randon equipada com a tração auxiliar elétrica. E a Randoncorp já encontrou mais uma aplicação inovadora para o e-Sys, apresentada pela primeira vez no estande da Randon na Fenatran: o AT4T, um rebocador autônomo de carretas, equipado unicamente com o eixo elétrico para Na DAF, um XF elétrico de demonstração: para sentir o mercado.
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