106 Novembro 2024 | AutoData EVENTO » FENATRAN 2024 quantificados. Nesta última categoria se enquadra a DAF, seguindo com sua peculiar política de não mais divulgar valores de seus novos aportes, após já ter informado investir mais de R$ 1,5 bilhão no País se forem somados todas as cifras anunciadas desde que decidiu construir sua primeira fábrica na América do Sul, em 2012, e o ciclo mais recente de quase R$ 400 milhões para lançamento de caminhões com motores Euro 6. Pois na Fenatran a presidente da empresa no Brasil, Larisa Gambrell, afirmou que já está em curso “o maior investimento já realizado pela DAF no País, com ampliação da fábrica de Ponta Grossa [PR]”. E mais não disse. Na Mercedes-Benz, possivelmente por ordem da matriz na Alemanha, segue o mistério de quanto a empresa investe no Brasil desde que terminou seu último ciclo, de R$ 2,4 bilhões de 2018 a 2022. Embora não revele um novo programa e muito menos valores o presidente Achim Puchert admite que a empresa não parou de investir: “Já temos investimentos em andamento e ainda estamos preparando um novo ciclo até 2030”. Segundo ele os recursos serão direcionados a três áreas: desenvolvimento de motores a combustão mais eficientes a diesel e biodiesel, eletrificação e serviços. Alguns resultados desses objetivos já puderam ser vistos no estande da Mercedes-Benz na Fenatran. A Randon, maior fabricante de semirreboques do País, utilizou os holofotes da Fenatran para comemorar seus 75 anos de atividades com a entrega simbólica da carreta de número 600 mil, mas também anunciou mais um expressivo investimento em suas operações, de R$ 400 milhões, iniciado já em 2024 com foco na ampliação da capacidade de produção dos chassis de semirreboques na fábrica do grupo em Araraquara, SP. ALTERNATIVAS MULTIENERGÉTICAS Para além do sucesso comercial esta edição da Fenatran também pode ser Iveco: eDaily elétrico para entregas urbanas e gás para o semipesado Tectos e o pesado S-Way.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=