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104 Novembro 2024 | AutoData EVENTO » FENATRAN 2024 grãos estimada em mais de 300 milhões de toneladas. Cana e mineração também vão bem. O transporte de cargas industrializadas vem crescendo junto com o aumento da renda. O financiamento é o maior desafio, mas com a esperada redução da inadimplência das empresas deve haver maior disponibilidade de crédito”. TODOS INVESTEM Como primeiro ou segundo maior mercado para a maioria dos fabricantes europeus de caminhões o Brasil ganha mais protagonismo nas decisões globais das empresas multinacionais e a Fenatran vem mostrando resultados de investimentos já feitos, na forma de novos produtos, tecnologias e expansões de fábricas, e por vezes o evento se torna palco para divulgação de novos aportes, com e sem divulgação de valores ou anúncios formais. Até a Fenatran cinco fabricantes de caminhões e ônibus tinham em curso programas de investimentos no País que somavam R$ 6,9 bilhões, a maioria deles terminando em 2025 (veja tabela nas próximas páginas desta edição). Depois do que se viu na feira este valor certamente já flutua em R$ 8 bilhões a R$ 9 bilhões, considerando só seis empresas que já têm fábricas no Brasil. O Grupo Iveco, que já tem um programa de R$ 1 bilhão em curso no período 2022-2025, no dia de abertura da Fenatran anunciou novos aportes de R$ 637 milhões, somando R$ 510 milhões da fabricante de caminhões e ônibus e R$ 127 milhões de sua divisão de motores, a FPT. Ambos os investimentos estão apoiados por incentivos do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, e serão utilizados de 2024 a 2028 prioritariamente no desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão mais limpas, com uso de biocombustíveis como biodiesel, biometano, etanol e hidrogênio. Segundo Márcio Querichelli, presidente da Iveco América do Sul, estão no horizonte de mais investimentos na ampliação da fábrica de Sete Lagoas, MG, que atualmente está chegando ao teto de sua capacidade de produção na linha de pesados, de 26 unidades por dia em dois turnos. Para atender ao volume de vendas durante a Fenatran a fabricante precisou elevar seu estoque, que costuma ser de um mês, para dois meses e meio. Também faz parte dos planos futuros, com mais aportes, a nacionalização de nova geração de caminhões já apresentada na Europa. Mas também houve investimentos vistos e não revelados e anunciados e não Para a transição energética a Volvo reapresentou o FM Electric e uma nova opção do FH, o B100 Flex: para rodar com diesel ou biodiesel.

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