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103 AutoData | Novembro 2024 Volkswagen Caminhões e Ônibus, resumiu o sentimento geral com a chegada do bom momento após crises seriadas: “Navegamos em mares calmos, com bom tempo, deixando para trás a pandemia e a transição de emissões para veículos Euro 6, com produção que saiu de 8 mil por mês para mais de 14 mil, o que nos anima a seguir otimistas”, ele declarou a jornalistas na abertura da Fenatran. Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil – de malas prontas para assumir, em dezembro, o comando global da Mercedes-Benz Trucks –, participou de sua segunda Fenatran e concorda que o cenário é mais positivo: “O impulso de setores como agronegócio, construção civil e mineração segue forte. O mercado de caminhões deve crescer 15% este ano e em 2025 promete ser mais um bom ano para os negócios”. A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, trabalha em dois turnos com eventuais horas extras aos sábados e, segundo Puchert, o resultado dos negócios poderia ser até melhor se capacidade de produção estivesse no topo: “Ainda temos alguns problemas logísticos em portos e aeroportos, não estamos operando no máximo ainda, mas seguimos confiantes e otimistas com o Brasil que é um dos maiores mercados do mundo para caminhões Mercedes-Benz, se não o maior, que representa cerca de 25% das vendas globais da marca”. Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, define o novo cenário que se apresentou nesta Fenatran: “Em 2022 o momento era de transição, vendemos mais caminhões Euro 5, os clientes queriam aproveitar o preço mais baixo. Este ano é diferente: a tecnologia Euro 6 já está consolidada e as vendas voltaram com força. A produção deste ano já está endereçada e captamos encomendas de grandes clientes para o ano que vem”. A Scania chegou à Fenatran embalada pelo maior crescimento porcentual de vendas do mercado de caminhões este ano dentre todas as marcas presentes no Brasil, com quase 16 mil emplacamentos de janeiro a outubro, com expansão de 64% sobre 2023 e participação de 19,8% no segmento de caminhões semipesados e pesados acima de 16 toneladas de PBT, um ganho de 5,4 pontos porcentuais sobre o ano passado. E depois dos bons resultados do evento o sentimento é de continuação do bom tempo, como diz o diretor vendas Alex Nucci: “Com PIB crescente o mercado evolui. No pior cenário vemos 2025 igual a 2024, com tendência de crescer até 3%”. Ele justifica o otimismo: “Começou a chover e o agronegócio voltou a comprar caminhões para transportar uma safra de Opções de descarbonização da Scania: gás ou biometano, 100% biodiesel e 100% elétrico.

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