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93 AutoData | Outubro 2024 alta em torno de 20% nos negócios e, no ano que vem, esperamos crescer mais 6%”. Caso as projeções se confirmem a CDBS deverá encerrar 2024 com 61% de participação na comercialização de eixos traseiros trativos no mercado brasileiro, contra 60% no ano passado. Para 2025 a projeção é chegar a 62%. Segundo Assanti apenas Scania não compra seus eixos traseiros pois têm produção própria e a Mercedes- -Benz compra um volume pequeno porque também produz a maior parte destes componentes. A divisão de aftermarket da CDBS, que seguirá utilizando a marca Meritor, deverá crescer 14% em 2024 na comparação com 2023, afirma Leandro Carvalho, responsável pela operação no Brasil e na América Latina. Para 2025 a projeção é expansão de 5%, puxada pelo avanço da empresa no mercado e lançamentos: “Será um avanço relevante porque nos últimos quatro anos a nossa operação dobrou de tamanho. Atualmente temos mais de 3 mil itens em nosso portfólio para o segmento de reposição”. NOVOS PRODUTOS Já com o novo nome a CDBS prepara novidades para apresentar ao mercado na Fenatran, que acontece de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo. Uma delas é o dispositivo conhecido globalmente como MTIS, Meritor Tire Inflation System, que no Brasil foi batizado de Meritor CalibrAr: um sistema ativo de controle de pressão dos pneus que deverá ser lançada em 2025 para equipar carretas. Segundo a CDBS, com a calibração constante, a solução garante ganhos significativos de segurança, economia e manutenção. O MTIS já é fornecido em outros mercados, como nos Estados Unidos, e o CalibrAr está em fase de tropicalização para o Brasil. O calibrador é alimentado por compressor que integra o sistema de freios e a suspensão a ar do caminhão, conforme explica o especialista de produtos Renan Silveira: “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador para retirar a umidade. Na sequência este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio de tubulação chega até os pneus”. O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento e, com isto, permitir que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para realizar o reparo. Com base em dados coletados nos Estados Unidos, onde o sistema já equipa parte da frota circulante de caminhões, a CDBS informa que é possível reduzir o consumo de combustível em 1,5% na comparação com veículos que não usam a tecnologia, uma vez que a pressão dos pneus é sempre mantida no padrão correto. Também é possível aumentar em 10% a vida útil dos pneus, reduzindo o custo de manutenção. Outra novidade que a CDBS apresentará na Fenatran, em novembro, é eixo MT-17X HE, para caminhões extrapesados com motores de até 750 cavalos. O eixo reduz o nível de abastecimento de óleo de 40 litros, padrão do segmento, para 25 litros, e utiliza carcaça fundida, que garante melhor desenho para a montagem da suspensão. O MT-17X HE também tem o sistema opcional CDBS Detachable, que permite mudar da configuração de tração de 6×2 para 4×2 quando o caminhão está descarregado. A opção deve interessar aos frotistas que buscam melhorar a eficiência de suas operações, pois reduz gastos com consumo de combustível, manutenção e dos pagamentos de pedágios cobrados por cada eixo do veículo. Para o ano que vem também estão previstas algumas outras novidades da CDBS para o mercado brasileiro, como o início da produção local dos eixos MS-18x HD e MT-160.

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