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92 Outubro 2024 | AutoData INVESTIMENTO » AUTOPEÇAS Muita coisa mudou nos últimos anos na operação brasileira da Meritor. Em 2022 a fabricante de sistemas de eixos e freios foi comprada pela Cummins e virou Cummins Meritor, que agora mudou o nome da sua divisão para CBDS, Cummins Drivetrain and Braking Systems. Outra mudança importante de rumo foi a decisão de cancelar o investimento de R$ 200 milhões para construir nova fábrica em Roseira, SP, conforme anunciado no início de 2020, dois anos antes da aquisição. Em vez disto a empresa anunciou aporte R$ 55 milhões para modernizar a antiga planta que há quase setenta anos opera em Osasco, SP, fundada em 1956 pela Braseixos e adquirida pela Meritor em 1986. Hoje a fábrica está inserida na área urbana da cidade da Região Metropolitana de São Paulo, com poucas possibilidades de expansão e limitações logísticas. Ainda assim foi adquirido um galpão localizado bem ao lado para aumentar a capacidade de produção. Segundo Kleber Assanti, gerente geral e diretor de vendas e marketing da CDBS, esta foi a solução encontrada para atender ao aumento de demanda dos clientes: com os planos de construção de uma nova fábrica suspensos durante a pandemia de covid-19, seria mais viável e rápido investir em Osasco do que esperar o tempo da construção de uma planta. Por Caio Bednarski Cummins Meritor vira CDBS e investe R$ 55 milhões Fabricante de sistemas de eixos e freios desiste de nova fábrica e faz investimento na antiga planta de Osasco “Nós tínhamos um contrato de preferência de compra do terreno onde a fábrica de Roseira seria construída. Mas, por causa da forte retomada do mercado, não efetuamos a compra e optamos pelo investimento em Osasco”, confirma Assanti. “No futuro, se o mercado crescer muito, podemos olhar para uma nova fábrica em outra cidade, mas por enquanto não será necessário.” EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO A CBDS fornece eixos trativos para veículos pesados de 6 a 125 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado, e atende quase todas as fabricantes de caminhões e ônibus instaladas no País. Segundo Assanti a expectativa é de alta nos negócios em 2024 e 2025: “Com grande participação nas principais montadoras, como a Volvo, para a qual fornecemos todos os eixos traseiros, queremos acompanhar o ritmo de crescimento do mercado de veículos comerciais. Para este ano projetamos uma Divulgação/Cummins Meritor

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