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85 AutoData | Outubro 2024 Vista aérea da fábrica da BMW em Araquari: 100 mil carros já produzidos desde 2014 da BMW: “Temos em Araquari produção de modelo flex, como os Serie 3, também a gasolina e agora um híbrido plug-in. Mas, por enquanto, a tecnologia híbrida será adotada apenas com motor a gasolina”. MAIS MODELOS E ENGENHARIA O X5 PHEV se junta aos Serie 3, X1, X3 e X4 já montados em Santa Catarina. Outros modelos poderão ser incorporados durante o próximo ciclo de investimento, segundo Maru Escobedo, a CEO da BMW no Brasil. Ela, no entanto, manteve segredo a respeito dos próximos passos no portfólio brasileiro da marca alemã. Boa parte do valor será aplicada também na equipe de engenharia local, que já trabalha no desenvolvimento de tecnologias aplicadas em modelos BMW e Mini produzidos em outros mercados. Como exemplos Nedeljković cita o desenvolvimento da chave digital usada em alguns carros da fabricante, colaboração nas configurações dos aplicativos My BMW e My Mini e do sistema de infoentretenimento do elétrico iX. Os primeiros resultados do novo ciclo de investimento da BMW no Brasil aparecerão já no X5 híbrido plug-in, que deve começar a ser vendido no País até o fim deste ano. Segundo Maru Escobedo uma parte do valor foi direcionada para a preparação de Araquari para produzir modelos eletrificados. O X5 PHEV montado no Brasil é idêntico ao atualmente importado de Spartanburg, Carolina do Norte, Estados Unidos. Deverá ser o primeiro de uma série de híbridos produzidos localmente, embora ainda sem confirmação oficial. Os 100% elétricos, no entanto, ainda não estão nos planos da BMW para Araquari, assim como exportação a partir da unidade catarinense: Nedeljković disse que as 11 mil unidades produzidas anualmente, volume alcançado após uma expansão promovida do fim de 2023 para cá, serão direcionadas para atender exclusivamente às demandas dos clientes brasileiros. DEZ ANOS DE FÁBRICA NO BRASIL No início de outubro o Grupo BMW celebrou uma década de sua primeira operação industrial no Brasil, também a primeira em toda a América Latina. Na unidade em Araquari já foram produzidos mais de 100 mil veículos desde 2014. A decisão de investir € 200 milhões – cerca de R$ 600 milhões à época – foi anunciada dois anos antes da inauguração, estimulada pelo Inovar-Auto, programa lançado em 2012 pelo governo que sobretaxou a importação de carros e concedeu incentivos a fabricantes que investissem na nacionalização de seus produtos. Outras marcas alemãs de veículos de luxo, Mercedes-Benz e Audi anunciaram investimentos parecidos na época, mas após o fim do Inovar-Auto, em 2016, desistiram desses empreendimentos e paralisaram a produção nacional. A BMW foi a única das três alemãs premium que seguiu com a

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