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AutoData | Outubro 2024 71 bilhões. Nos últimos três anos sua atividade foi concentrada na produção dos três modelos da linha C-Cubed da Citroën sobre versão simplificada da plataforma CMP – a fabricação dos Peugeot 208 e 2008 foi toda transferida para El Palomar, Argentina. Da antiga família de produtos o C4 Cactus ainda segue sendo produzido, em volume reduzido. Segundo o presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, a decisão de concentrar em Porto Real a produção somente de modelos Citroën obedeceu ao critério de aproveitar melhor as sinergias do grupo: “Assumimos a paternidade dos modelos construídos sobre a plataforma CMP, desde o fim de 2021, e vimos que faria mais sentido produzir os modelos C-Cubed em um só lugar, para aumentar a eficiência, pois os processos de produção são similares e os fornecedores são os mesmos”. NOVO MODELO, MAIS PRODUÇÃO Sob o novo ciclo de investimentos a unidade entra em preparação para ser uma fábrica multimarca do Grupo Stellantis. Sobre a mesma plataforma CMP – originalmente desenvolvida pela PSA antes da fusão com a FCA – já está prevista a produção de um veículo inédito, com versões híbridas utilizando os sistemas Bio-Hybrid, que segundo especula a imprensa especializada será o SUV compacto Jeep Avenger. Seria o primeiro da marca a ser feito no Brasil fora da planta de Goiana, PE. Cappellano limita-se a confirmar que o novo modelo a ser produzido em Porto Real realmente será de outra marca que não a Citroën, mas “utiliza a mesma plataforma CMP e vai aproveitar as mesmas sinergias já trazidas pela família C-Cubed”. A capacidade máxima de Porto Real é de 160 mil veículos por ano em três turnos de trabalho ou 130 mil/ano em dois. O fluxo de produção, hoje, está concentrado em apenas um turno estendido, com expectativa de aumentar o ritmo com a chegada de novos produtos. Em seus 23 anos de atividade a fábrica de Porto Real já produziu 1,8 milhão de carros, dos quais 370 mil foram exportados, boa parte para a Argentina, que complementava com o Brasil a produção de modelos Peugeot e Citroën. Outro objetivo do novo ciclo de investimentos é ampliar os mercados de exportação da unidade para além da América do Sul. MAIS AUTOMAÇÃO E QUALIDADE Desde a fusão que criou a Stellantis a fábrica de Porto Real assimilou muitos dos padrões da bem-sucedida engenharia de manufatura vinda do lado FCA do grupo Marcus Brier, diretor de comunicação, e Felipe Daemon, responsável pela Citroën, ao lado do Basalt e dos executivos de manufatura Glauber Fullana e Francis Jorge: novo ciclo de produção em Porto Real.

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