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Outubro 2024 | AutoData 66 CITROËN BASALT » O PRODUTO são para o Basalt, e agregou à composição da carroceria 30% de aços de alta resistência, 20% de ultra alta resistência e 7,5% de peças estampadas a quente, o que garante menos movimentações torcionais para mais segurança e menos vibração na cabine. Dentre as conquistas promovidas pelo desenvolvimento no Brasil Tonani garante que o Basalt incorpora tudo que foi pedido à engenharia: tem o ar-condicionado mais potente do mercado, o maior espaço interno dos SUVs compactos e o mais bem ajustado comportamento dinâmico, bastante conveniente para as versões Feel e Shine Turbo 200 que adotam a motorização 1.0 turboflex mais potente disponível, de 130 cv, que trabalha com câmbio automático CVT que simula sete velocidades. Segundo medições do fabricante este conjunto leva o carro de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e chega à velocidade máxima de 199 km/h, o que torna o Basalt mais rápido do que todos os modelos que a Citroën identifica como sendo seus principais concorrentes: o Renault Kardian e o Nissan Kicks. De acordo com medições do Inmetro divulgadas pelo fabricante o powertrain do Basalt também entrega números de consumo melhores que os dos dois concorrentes e bastante eficientes: com etanol 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com gasolina a mesma relação é de 11,9 km/l e 13,7 km/l. BOM NÍVEL DE CONFORTO A engenharia da Stellantis no Brasil também desenhou dimensões generosas que proporcionam bastante espaço interno. Por fora o carro tem 4m34 de comprimento, 2m00 de largura e 1m58 de altura, com distância entre-eixos de 2m64, também maior que a dos dois concorrentes. Estas medidas conferem bom conforto para pernas e cabeças dos ocupantes do banco de trás. O caimento esticado da carroceria SUV-cupê também proporciona o maior porta-malas da categoria, com 490 litros. Ao contrário dos outros dois membros da linha C-Cubed no País, o C3 e o Aircross, o Basalt tem lista de equipamentos menos mesquinha: são de série desde a versão mais barata rodas de liga leve de 16 polegadas, câmara de ré, monitoramento da pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com luzes diurnas de LED, assistente de partida em rampa e tela central sensível ao toque de 10 polegadas que reúne controles de infoentretenimento do veículo, conectável com smartphones via Android Auto ou Apple Car Play. O ponto negativo do interior do Basalt segue sendo o mesmo painel compartilhado com os outros irmãos da família, produzido com plástico duro e apliques ocos que bem poderiam oferecer qualidade perceptível melhor, para fazer jus ao bom trabalho executado pela engenharia e design da Stellantis no Brasil.

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