Outubro 2024 | AutoData 62 mais vendido da marca no mercado brasileiro devido a alguns diferenciais: para ele deve chamar a atenção do consumidor as características inéditas do design SUV-cupê, o primeiro da marca aqui e no mundo, que embala pacote bastante completo de equipamentos por valores mais baixos que os da concorrência. O desenho inédito do carro, apesar de ter inspiração longínqua no GS Basalt, lançado na França em 1978, mistura com rara elegância contemporânea o ar robusto de um SUV com a esportividade da silhueta de um cupê, inclinada na traseira, observa Daemon: “O Basalt chega para fazer história para a Citroën no Brasil com seu estilo único que conserva as qualidades de conforto e preço acessível da marca. Por isto esperamos por um desempenho significativo de mercado”. ARMA PARA VOLTAR A CRESCER A expectativa é que o Basalt ajude a Citroën a sair da incômoda décima-terceira posição de vendas do mercado brasileiro, com participação inferior a 1,5% e apenas 24,4 mil unidades vendidas de janeiro a setembro. Daemon pondera: “Como é um carro absolutamente diferente e com ótimo custo-benefício temos a possibilidade de trazer novos clientes para a marca”. Regis Narazaki, gerente sênior de marketing do produto da Citroën América do Sul, aponta que o Basalt está exatamente na posição onde deveria estar para puxar o crescimento da marca no Brasil: “Desde 2021 o mercado brasileiro cresceu, na média, 25%, mas o segmento de SUVs avançou bem mais, 41%, e 67% das vendas da categoria são de B-SUVs, os compactos, que já tem quinze competidores. O desafio nesta área é enorme e por isto estamos oferecendo um produto com grandes diferenciais, como o design único SUV-cupê, conforto e preços mais acessíveis”. O executivo cita alguns dos benefícios do Basalt pelo menor preço do mercado: design externo diferenciado com interior mais espaçoso do que a média da concorrência, bom espaço para as pernas e cabeças inclusive para os ocupantes dos assentos de trás – algo raro em veículos com silhueta cupê por causa da carroceria com inclinação traseira –, amplo porta- -malas de 490 litros, rodas de liga leve de série desde a opção mais barata, mais quadro de instrumentos digital colorido de 7 polegadas e a tão desejada tela do sistema multimídia com 10 polegadas. Para Daemon o Basalt oferece tudo que o consumidor quer atualmente pelo menor preço possível, dentro do conceito de acessibilidade da Citroën que, o executivo destaca, “tem o propósito de aproximar o sonho da conquista”. Para quem trabalha na Citroën hoje o Basalt materializa o sonho para conquistar o tão esperado crescimento no mercado brasileiro. CITROËN BASALT » O MERCADO
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=