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49 AutoData | Outubro 2024 quilômetros. Já para veículos pesados de carga as células de combustível fazem mais sentido no momento”. Em 2023 a GWM assinou com o governo de São Paulo e a Investe SP um acordo para instalar uma rota de hidrogênio para testar seu caminhão: “O problema, hoje, não é mais desenvolver a tecnologia das células de combustível, mas a produção do hidrogênio limpo e a infraestrutura de abastecimento, que é cara e complexa, pois necessita de estações que armazenam o gás líquido sob alta pressão”. Segundo ele existe apenas uma estação de reabastecimento no País, na Universidade Federal de Itajubá, MG, que produz hidrogênio por eletrólise. Na USP, em São Paulo, está sendo instalado um reformador de etanol que produz cerca de 5 kg de hidrogênio por hora, que deve começar a operar até o fim deste ano para abastecer um ônibus elétrico e um Toyota Mirai – o objetivo é testar se este processo funciona e qual é a emissão de CO2 no ciclo completo de produção do biocombustível e seu uso para transformação em H2. “A tecnologia está madura e o Brasil tem políticas públicas que o tornam forte candidato a produzir e utilizar o hidrogênio como fonte energética limpa”, assegura Sugahara. “Mas será necessário desenvolver toda a infraestrutura.” Concorda com ele Anderson Suzuki, responsável pelos projetos de hidrogênio da Hyundai: “De fato o problema não é mais o desenvolvimento de veículos elétricos a hidrogênio, mas é uma tecnologia cara que precisa de financiamento do governo não só para os veículos mas para montar a infraestrutura de produção e distribuição. Isto tudo demorará para ser estruturado, talvez só para depois de 2035”. APOSTA ANTIGA A Hyundai é uma das fabricantes de veículos que há mais tempo investe no desenvolvimento das células de combustível e aposta no hidrogênio como principal alternativa para a transição energética – atualmente o CEO da companhia, Jay Chang, é também vice-presidente do Hydrogen Council, uma organização global que une presidentes de 132 empresas no mundo. A corporação coreana concebeu o primeiro protótipo de um carro elétrico O caminhão elétrico a hidrogênio Hyundai Xcient tem autonomia de 400 quilômetros e 720 quilômetros: em breve testes no Brasil. Divulgação/Hyundai

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