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46 Outubro 2024 | AutoData TRANSIÇÃO ENERGÉTICA » HIDROGÊNIO Trocando em miúdos: por meio de eletrólise da água com energia renovável, método que não emite CO2, para cada 100 kW [quilowatts] empregados no processo se obtém o equivalente de 70 kW a 80 kW de energia a ser consumida, por exemplo, por um carro elétrico. No caso da reforma do etanol o balanço energético é melhor: a cada 100 kW gastos na reforma são produzidos de 85 kW a 90 kW, mas as emissões de dióxido de carbono são maiores, ainda que dentro de limites bastante baixos. Enquanto a humanidade queimou combustíveis fósseis sem se atentar às consequências nefastas que isto causou ao aquecimento da atmosfera o hidrogênio nunca foi considerado uma boa alternativa ao petróleo. Mas agora a ineficiência energética do H2 se tornou menos relevante do que a crise climática e a urgente necessidade de reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa no planeta. LONGO PRAZO PARA VEÍCULOS Ainda é incerto se e como o Brasil aproveitará seu potencial de produção de hidrogênio de baixo carbono na mobilidade, para alimentar veículos zero-emissão, seO Toyota Mirai e seu powertrain: mais de uma década de desenvolvimento do primeiro carro elétrico a hidrogênio a ser vendido comercialmente no mundo. Divulgação/Toyota

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