45 AutoData | Outubro 2024 Desta forma a lei determina que hidrogênio de baixa emissão de carbono pode ser obtido a partir de fontes renováveis, incluindo a reforma do gás de biomassa, etanol e outros biocombustíveis, ou produzido por eletrólise da água usando energia renovável, como solar, eólica, hidráulica, biomassa, etanol, biogás, biometano, gases de aterro, geotérmica e outras a serem definidas. Outra possibilidade é o H2 extraído do gás natural fóssil desde que o produtor faça o enterramento de, no mínimo, 70% do CO2 emitido no processo de produção. PROCESSOS DE PRODUÇÃO Com estes padrões definidos Ferraresi estima que, no Brasil, as três principais fontes de produção de hidrogênio de baixo carbono serão, pela ordem, complexos de eletrólise da água alimentados por energia renovável, reforma do gás natural com enterramento de CO2 e, por fim, a reforma de biocombustíveis, principalmente etanol e gás biometano, que já têm grande produção e distribuição no mercado brasileiro. Apesar das diversas alternativas o grau de eficiência e custos podem variar bastante. Mas o Brasil é um dos poucos países no mundo que tem possibilidade de produzir hidrogênio limpo de diversas fontes, inclusive com geologia favorável para estocar CO2 em rochas no subsolo que absorvem o gás emitido na produção de biocombustíveis e do hidrogênio – o que pode resultar em emissão negativa de gases de efeito estufa, quando se retira mais da atmosfera do que se emite. Mas tudo dependerá de regulamentações, custos e desenvolvimento de processos próprios. O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do planeta e por isto é considerado uma fonte de energia inesgotável. Mas o processo de produção do H2 verde, sem emissão de CO2 ou de baixo carbono, é ineficiente: gasta-se mais energia para produzí-lo do que o gás fornece em força energética. Planta de produção de hidrogênio de baixo carbono a partir de biogás de esgoto na Califórnia, Estados Unidos: investimento conjunto com a Toyota para abastecer veículos elétricos com células de combustível. Divulgação/Toyota
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